PUBLICIDADE

Europa

Crimeia: homens abrem fogo e levam oficial de base ucraniana

Alto oficial de comando ucraniano teria sido levado de base aérea militar ucraniana na península da Crimeia nesta segunda-feira

18 mar 2014 - 09h32
Compartilhar
Exibir comentários

Homens armados invadiram uma base aérea militar ucraniana na península da Crimeia, atiraram para o alto e levaram o oficial de comando do local, disse um porta-voz militar nesta terça-feira.

O incidente, ocorrido na noite de segunda-feira no aeroporto de Belbek, perto da base naval de Sebastopol, aconteceu um dia após a península no sul da Ucrânia ter votado a favor da adesão à Rússia em um referendo, que foi considerado ilegítimo pela Ucrânia e pelo Ocidente.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/ucrania-x-russia/" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/ucrania-x-russia/">veja o infográfico</a>

"Pessoas armadas desconhecidas vieram à base na segunda-feira à noite, atiraram para o alto e o oficial de comando foi levado para um local desconhecido", disse à Reuters o porta-voz militar ucraniano, Vladislav Seleznov.

Em um incidente separado na terça-feira, um grupo de cerca de 30 membros das chamadas "autodefesas" da Crimeia foram a um complexo de prédios onde moram as famílias de militares ucranianos e levaram o comandante do local, segundo Seleznov.

Os dois incidentes não puderam ser verificados de forma independente.

Na segunda-feira, o presidente do Parlamento da Crimeia, Vladimir Konstantinov, disse que unidades militares ucranianas na região seriam desmembradas, mas que seus integrantes poderiam continuar na península do mar Negro.

Presença da Rússia na Crimeia ameaça guerra com Ucrânia:

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/crise-na-ucrania/" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/crise-na-ucrania/">veja o infográfico</a>

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade