PUBLICIDADE

Europa

Cinegrafista russo morre em tiroteio no leste da Ucrânia

Tiroteio aconteceu perto de quartel militar ucraniano

30 jun 2014 - 03h08
(atualizado às 09h45)
Compartilhar
Exibir comentários

O cinegrafista do Canal Um da televisão russa, Anatoli Klian morreu após ser gravemente ferido em um tiroteio na cidade de Donetsk, no leste da Ucrânia. "Ontem à noite, morreu em Donetsk nosso colega, o câmera Anatoli Klian", informou na madrugada o canal em um informativo.

O meio esclareceu que Klian foi ferido no abdômen perto de um quartel militar ucraniano de onde procedeu o disparo.

Segundo a agência oficial RIA Novosti, que cita a chefe do serviço de imprensa da autoproclamada república popular de Donetsk, Klavdiya Kulbatskaya, Klian, 68 anos, estava em um ônibus em direção ao quartel militar acompanhado por mães dos soldados ucranianos e vários jornalistas.

Quando o ônibus chegou ao território da unidade, os militares abriram fogo, matando o jornalista e o motorista do ônibus. Além disso, outra caminhonete com jornalistas do canal LifeNews a bordo foi atacada com lança-granadas perto da mesma unidade sem que se houvesse vítimas fatais nem feridos nesse ataque.

Anatoly Klian foi o terceiro jornalista russo morto desde que separatistas pró-Rússia começaram um levante contra o governo central da Ucrânia em abril.

Não houve comentário imediato das forças militares da Ucrânia ou do governo de Kiev.

O governo russo se manifestou contra a morte do jornalista e reafirmou pedidos para que se encerre a operação militar lançada pelo governo de Kiev nas regiões de Donetsk e Luhansk, no leste do país, onde separatistas tomaram o controle de prédios estatais e arsenais de armas.

Segundo Moscou, o tiroteio abalou a fé no desejo de Kiev de resolver semanas de conflito de maneira pacífica.

Com informações da EFE e Reuters.

Entenda a crise na Ucrânia Entenda a crise na Ucrânia

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade