PUBLICIDADE

Europa

Ao menos 22 soldados ucranianos são mortos em combate

Informação foi repassada por rebeldes pró-Rússia à agência oficial russa RIA Novosti

10 jul 2014 - 04h15
(atualizado às 07h40)
Compartilhar
Exibir comentários
Pró-russos montam guarda na cidade ucraniana de Donetsk
Pró-russos montam guarda na cidade ucraniana de Donetsk
Foto: Maxim Zmeyev / Reuters

Pelo menos 22 soldados ucranianos morreram na noite de quarta-feira em combates nos arredores das cidades de Slaviansk e Kramatorsk, no leste da Ucrânia, informou nesta quinta-feira um porta-voz do comando das milícias separatistas pró-Rússia.

"Perto do aeroporto de Kramatorsk, um grupo nosso atacou um destacamento inimigo, destruiu três blindados e matou 18 efetivos. Nos arredores de Slaviansk, destruímos dois carros de combate T-64 e liquidamos quatro soldados", disse o porta-voz das milícias para a agência oficial russa RIA Novosti.

A fonte acrescentou que as milícias ainda têm o controle da cidade de Seversk, situada nas imediações de Slaviansk e Kramatorsk, centros urbanos que foram abandonados pelos pró-russos no fim de semana passado e que atualmente estão sob o controle das forças ucranianas.

"A situação pode ser descrita do seguinte modo: o inimigo continua concentrando forças em direção a Donetsk (capital da região homônima) e nós tentamos impedi-lo", explicou o porta-voz.

As autoridades em Kiev se mostram otimistas sobre o andamento da operação militar contra as milícias pró-Rússia e garantem que estão próximas de sua conclusão.

Os líderes separatistas "tentam apresentar a entrega de Slaviansk como uma manobra tática para manter a linha da frente, mas na realidade foi uma fuga", afirmou ontem à noite Stanislav Rechinski, assessor do ministro do Interior da Ucrânia, em entrevista à televisão ucraniana.

Rechinski disse que "os terroristas estão nervosos" e "compreendem perfeitamente que com suas forças não podem manter o controle sobre grandes cidades, como Lugansk e Donetsk, nem impedir que os militares ucranianos entrem nelas".

Segundo o assessor, essas duas cidades, que somadas têm aproximadamente 1,4 milhões de habitantes, podem ser totalmente controladas pelas forças governamentais ucranianas no prazo de um mês.

Entenda a crise na Ucrânia Entenda a crise na Ucrânia

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade