PUBLICIDADE

Estados Unidos

Tio de suspeitos de atentado em Boston chama sobrinhos de "perdedores"

Ruslan Tsarni identificou-se como parente distante dos suspeitos e negou que tenham verdadeira inspiração islâmica: "estamos envergonhados"

19 abr 2013 - 12h47
(atualizado às 14h25)
Compartilhar
Exibir comentários
Ruslan Tsarni, que se identificou como tio dos suspeitos do ataque em Boston, em entrevista a jornalistas na frente de sua casa em Montgomery Village, Maryland
Ruslan Tsarni, que se identificou como tio dos suspeitos do ataque em Boston, em entrevista a jornalistas na frente de sua casa em Montgomery Village, Maryland
Foto: AP

Ruslan Tsami, que se identificou como tio dos suspeitos do atentado na maratona de Boston, definiu os sobrinhos como "perdedores" que "trouxeram vergonha à família". Em entrevista a jornalistas nesta sexta-feira em meio ao cerco pelo segundo homem procurado pelo ataque na capital do Massachusetts, Tsami, visivelmente irritado, disse que Dzhokhar A. Tsarnaev, 19 anos, deveria se entregar. Tamerlan Tsarvaev, 26 anos, morreu na noite de quinta-feira em um tiroteio com a polícia americana.

'Se entregue e peça perdão', diz tio de foragido nos EUA:

"Nós estamos envergonhados, (...) eles são filhos do meu irmão", disse Ruslan, que vive nos EUA mas afirmou não ter relação próxima com o ramo da família dos suspeitos, os quais não encontrava havia anos. Ele desqualificou as supostas motivações religiosas dos sobrinhos, indicando que fundamentar o atentado em nome do Islã era uma "fraude" e uma "falsidade". Mostrando-se irritado e incomodado com a situação, ele também defendeu os Estados Unidos, país que escolheu para viver. "Eu amo e respeito esse país. Ele dá a todo mundo a oportunidade de ser um ser humano", disse o parente dos suspeitos.

O atentado na maratona de Boston, ocorrido na última segunda-feira, deixou três mortos e mais de 100 feridos. O FBI assumiu as investigações que levaram à identificação e à bsuca dos suspeitos. Na noite dessa quinta, Tamerlan Tsarnaev entrou em confronto com policiais e acabou morto durante um tiroteio em que um policial do centro universitário do MIT também acabou morto. No momento, a polícia decretou virtual estado de sítio na cidade de Watertown, no Massachusetts, onde acredita-se que Dzhokhar está escondido. Todos moradores foram instruídos a ficar em suas casas e trancar suas portas.

As informações disponíveis no momento, ainda imprecisas e especulativas, apontam que eles teriam origem chechena. A Chechênia é uma região do cáucaso russo, marcada na história contemporânea por um histórico separatista de atentados e filiação islâmica. Ruslan Tsarni confirmou que seus sobrinhos têm origem chechena, mas negou que tenham real inspiração islâmica, apesar do conteúdo compartilhado por eles em redes sociais.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade