PUBLICIDADE

Estados Unidos

Atentado em Boston: suspeitos divulgavam conteúdo islâmico na web

19 abr 2013 - 10h45
(atualizado às 12h20)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Os dois suspeitos como responsáveis pelo atentado na Maratona de Boston em 15 de abril em imagem divulgada pelo FBI, Dzhokhar e Tamerlan Tsarnaev</p>
Os dois suspeitos como responsáveis pelo atentado na Maratona de Boston em 15 de abril em imagem divulgada pelo FBI, Dzhokhar e Tamerlan Tsarnaev
Foto: FBI / Reuters

Suspeitos de envolvimento no atentado da maratona de Boston que deixou três mortos e mais de 100 feridos, Dzhokhar A. Tsarnaev e Tamerlan Tsarnaev mantinham páginas na internet em que compartilhavam e divulgavam vídeos e informações relativas à doutrina e à profissão da fé islâmica. Dzhokha, 19 anos, está sendo perseguido pela polícia; Tamerlan morreu em um tiroteio com policiais entre a noite desta quinta e a madrugada desta sexta-feira.

A mais recente atividade da página do YouTube de Tamerlan Tsarnaev, que tinha 26 anos, remonta a dois meses atrás, quando se increveu no canal Allah is the One (Allah é o Único). Nele, são disponibilizados materiais audiovisuais como o vídeo Allah is calling out to You (Allah está chamando você). A conta é remetida ao site www.MercifulServant.com (Servo Misericordioso, em tradução livre). Trata-se de materiais de um perfil religioso e doutrinário, similar ao encontrado em outras religiões, mas não é possível identificar relação direta com o terrorismo.

Sobre Dzhokhar A. Tsarnaev, 19 anos e suposto irmão de Tamerlan, há uma página pessoal na VK, uma rede social europeia. Nela, Dzhokhar diz possuir uma visão de mundo islâmica, afirma que sua prioridade pessoal é "carreira e dinheiro" e participa da atividade de grupos ligados à Chechênia. Sua página também disponibiliza um vídeo sobre a conversa entre um menino cego e um religioso islâmico e links para sites ligados à religião.

As informações disponíveis no momento, ainda imprecisas e especulativas, apontam que eles teriam origem chechena. A Chechênia é uma região do cáucaso russo, marcada na história contemporânea por um histórico separatista de atentados e filiação islâmica.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade