PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA: atirador de Newtown teria plano ainda mais brutal

16 dez 2012 - 14h05
(atualizado às 16h28)
Compartilhar
Exibir comentários

O atirador do massacre da escola Sandy Hook, em Newtown, cometeu suicídio assim que ouviu a chegada dos policiais, disse neste domingo o governador do Estado de Connectict, Dannel Malloy. "Estamos presumindo que foi durante a situação na segunda sala de aula que ele ouviu que policiais do serviço de emergência estavam chegando, e que foi neste momento que ele decidiu tirar a própria vida", comentou Malloy, em entrevista ao candal ABC.

Parentes de alunos e funcionários da escola primária em Newtown reagem durante a espera por notícias
Parentes de alunos e funcionários da escola primária em Newtown reagem durante a espera por notícias
Foto: AFP

Saiba mais

Tiroteio em escola deixa 27 mortos

Veja fotos do massacre na escola primária

Obama se emociona ao falar de vítimas; assista

Indícios apontam que suspeito de massacre sofria distúrbios

"Nunca vi algo assim", diz legista do massacre

"Entrou na escola aos tiros. As portas da escola estavam trancadas. Utilizou uma arma para quebrar o vidro e depois entrou. (...) Atirou para entrar e depois seguiu para a primeira sala de aula, como sabem, depois para a segunda sala de aula", disse o governador. Ele avançou e abriu fogo com três armas, dentre as quais um fuzil de alto potencial destrutivo, em duas salas de aula, matando 26 pessoas. De acordo com o governador, o fato de ele ter cometido suicídio logo após perceber a chegada dos policiais pode indicar que ele teria planejado um massacre ainda maior. A tese complementa a informação passada na sexta-feira à noite pelo tenente da polícia estadual, Paul Vance, de que a chegada dos policiais "certamente" impediu mais mortes.

Mais de 48 horas depois do massacre na escola primária da pacífica Newtown, muitas perguntas permanecem sem resposta. A polícia ainda não identificou formalmente o atirador com Adam Lanza, jovem local de 20 anos que sofreria de distúrbios mentais. Além das 26 vítimas, o atirador ainda deixou uma 27º morte. Relatos extraoficiais indicam tratar-se de sua mãe, Nancy Lanza. Segundo jornais americanos, Nancy seria uma colecionadora de armas ligada a uma seita apocalíptica, razão pela qual teria um pequeno arsenal em casa. As armas usadas por Adam na chacina da escola eram suas.

A polícia ainda trabalha na cena do crime. Os primeiros corpos começaram a ser retirados nesse sábado, mas o trabalho de perícia não deve ser finalizado antes do fim desde domingo. Repetidamente os oficiais ligados ao caso referiram-se a cena e ao caso como extremamente complexos. Os investigadores afirmam possuir sólidos dados para dar lógica à história e explicar o que fez com que Adam abrisse fogo contra inocentes. Enquanto as respostas são aguardadas, Newtown receberá ainda hoje a visita do presidente Barack Obama. Ele deve pronunciar-se no local às 19h (22h de Brasília).

Com informações de AP e AFP.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade