PUBLICIDADE

Oriente Médio

Romney retoma campanha com mensagem de apoio a vítimas de Sandy

31 out 2012 - 21h04
(atualizado às 21h40)
Compartilhar

O candidato republicano à presidência americana, Mitt Romney, retomou nesta quarta-feira, seis dias antes das eleições, a campanha eleitoral na Flórida, onde não se esqueceu das vítimas da tempestade Sandy.

Romney discursa em ato de campanha realizado na Universidade de Miami, em Coral Gables, na Flórida
Romney discursa em ato de campanha realizado na Universidade de Miami, em Coral Gables, na Flórida
Foto: AP

Romney começou seu dia com um ato eleitoral em Tampa (Flórida) valorizando a exemplar união dos americanos perante "circunstâncias como esta" e pediu esse mesmo espírito para as eleições do dia 6 de novembro.

Primeiro debate (03/10)
Romney ataca Obama no 1º debate; veja como foi
Análise: Barack Obama perdeu o primeiro round
O debate em imagens; veja as fotos do confronto

Segundo debate (16/10)
Obama reage, defende governo e desafia Romney
Primeiras pesquisas indicam vitória de Obama
O debate em imagens; veja as fotos do confronto

Especiais
História: veja como foram os debates de eleições anteriores, desde 1992
Entenda como será o segundo debate presidencial

O republicano é o único candidato em campanha hoje, já que seu rival nas urnas, o presidente Barack Obama, continua com a agenda eleitoral suspensa para atender as necessidades geradas pela passagem de Sandy pela costa nordeste do país.

Em Tampa, Romney contou com o apoio do ex-governador da Flórida Jeb Bush e do senador Marco Rubio, assim como o do candidato ao Senado Connie Mack IV, e dedicou boa parte de seus discursos previstos para hoje a repassar os desafios econômicos que o país enfrenta.

No primeiro deles, o candidato republicano insistiu que os Estados Unidos não podem permitir mais quatro anos de mandato para Obama e defendeu que o país precisa uma mudança de rumo.

Segundo uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira pela Universidade Quinnipiac, Obama tem vantagem em intenções de voto sobre Romney de um ponto (48% a 47%) na Flórida, uma distância muito menor que a refletida em uma enquete divulgada por esta mesma instituição em 26 de setembro, quando a vantagem do democrata era de nove pontos (53% a 44%).

Segundo essa pesquisa, 49% dos habitantes da Flórida acredita que Romney é mais capaz de regular os problemas econômicos, enquanto 47% confia em Obama.

Entre as mulheres do estado, o apoio é maior para Obama (53% a 43%), embora essa margem também tenha diminuído em relação à enquete anterior. O mesmo ocorre entre a população negra (52% a 43%) e entre os hispânicos (57% a 39%).

"O presidente tem uma liderança de 57% contra 39% de Romney entre os hispânicos da Flórida, uma margem muito menor que a que obtém em quase todos, se não em todos, os demais estados", disse hoje Peter Brown, diretor-adjunto do Instituto de Enquetes da Universidade Quinnipiac, ao apresentar estes dados.

Para ele, a diferença vem dos cidadãos de origem cubana, que "geralmente são mais republicanos que outros grupos latinos e representam uma porcentagem muito mais elevada do voto hispânico" na Flórida.

Por outro lado, os independentes apostam mais em Romney (49% a 44%) em um estado onde o tema mais importante é a economia para 51% dos indagados. Outros 15% citam a questão da cobertura sanitária.

Ainda de acordo com a mesma pesquisa, 60% dos entrevistados acreditam que Obama se preocupa com as necessidades do cidadão, enquanto 38 % não vê assim. No caso de Romney, 47% opinam que o republicano se preocupa com as questões cidadãs, enquanto 49% acham que não.

A Flórida é um dos estados mais disputados nesta reta final da campanha, já que estão em jogo 29 votos no colégio eleitoral e os candidatos estão ainda muito igualados nas pesquisas.

Após sua passagem pela Flórida, na quinta-feira Romney fará campanha na Virgínia e, na sexta, em Ohio, onde Obama também estará em campanha, já que os analistas afirmam que este também será um estado crucial para o resultado das eleições da próxima terça-feira.

EFE   
Compartilhar
Publicidade