PUBLICIDADE

Estados Unidos

Hillary Clinton visitará o Japão em demonstração de apoio

11 abr 2011 - 16h47
(atualizado às 17h26)
Compartilhar

A secretária de Estado, Hillary Clinton, visitará domingo o Japão, para expressar o apoio dos Estados Unidos ao país aliado, devastado por um terremoto, anunciou o Departamento de Estado nesta segunda-feira.

Hillary viajará domingo a Tóquio, depois de uma escala na Coreia do Sul e na Alemanha, onde assistirá a uma conferência da Otan, informou o porta-voz do Departamento de Estado, Mark Toner.

A chefe da diplomacia americana se encontrará com o primeiro-ministro Naoto Kan e outros funcionários japoneses, acrescentou.

Terremoto e tsunami devastam Japão

Na sexta-feira, 11 de março de 2011, o Japão foi devastado por um terremoto de 9 graus, o maior da história do país. O tremor gerou um tsunami, arrasando inúmeras cidades e províncias da costa nordeste nipônica. Além dos danos imediatos, o país e o mundo convivem com o temor de um desastre nuclear nos reatores de Fukushima. Embora a situação vá se estabilizando, o desfecho e as consequências permanecem incertas.

Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram quase 9 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos. Os prejuízos materiais devem passar dos US$ 200 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto e cortes de energia, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes, evacuar áreas de risco e, aos poucos, iniciar a reconstrução do país.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade