PUBLICIDADE

Ásia

Mercosul expressa condolências a famílias de vítimas japonesas

15 mar 2011 - 18h59
(atualizado às 20h02)
Compartilhar

O Mercosul, integrado pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, expressou nesta terça-feira suas condolências aos familiares dos falecidos pelo terremoto e posterior tsunami que atingiu o Japão.

Os países do Mercosul "se solidarizam com o governo e com o povo japonês e transmitem, especialmente aos familiares das vítimas, suas sinceras condolências neste trágico momento", informou em comunicado o governo paraguaio, que exerce a presidência semestral do bloco regional.

O texto destaca que essa tragédia causou "irreparáveis perdas humanas e inúmeras perdas materiais" e que os membros do Mercosul advogam pelo em breve restabelecimento do país.

O terremoto de 8,9 graus na escala Richter, segundo dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) e posterior tsunami devastou na sexta-feira a costa leste do Japão, onde se registraram 3.373 mortos e 7.558 desaparecidos até o momento, assim como o resgate de 25 mil pessoas.

Terremoto e tsunami devastam Japão

Na sexta-feira, 11, o Japão foi devastado por um terremoto que, segundo o USGS, atingiu os 8,9 graus da escala Richter, gerando um tsunami que arrasou a costa nordeste nipônica. Fora os danos imediatos, o perigo atômico permanece o maior desafio. Diversos reatores foram afetados, e a situação é crítica em Fukushima, onde existe o temor de um desastre nuclear.

Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram mais de 3,3 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos. Além disso, os prejuízos já passam dos US$ 170 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes e, aos poucos, iniciar a reconstrução das áreas devastadas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade