PUBLICIDADE

Ásia

Após tsunami, japoneses se mobilizam para reconstruir o país

16 mar 2011 - 11h33
(atualizado às 11h33)
Compartilhar
Mario Larangeira
Direto de Yokohama

Em todo o Japão, a população de mobiliza para recolher fundos para a reconstrução do país, depois do terremoto seguido de tsunami que deixou um rastro de destruição. Mesmo em regiões distantes das áreas afetadas, como a de Quioto e Osaka, é possível ver grupos recolhendo doações nas ruas.

Akihisa, Asuhiro e Yutaro pedem doações para as vítimas do tsunami no Japão
Akihisa, Asuhiro e Yutaro pedem doações para as vítimas do tsunami no Japão
Foto: Mário Larangeira / Especial para Terra

Os estudantes da Universidade de Educação de Nara Yamaoka Akihisa, Sogo Yutaro e Omichi Asuhiro abordam os pedestres nas ruas cidade, próxima a Quioto e cerca de 400 km ao sul de Tóquio, pedindo contribuições.

Yutaro conta que a ideia foi de Akihisa. "Este desastre foi 10 vezes maior que o de Kobe, por isso todas as regiões do Japão precisam se unir", diz Yutaro.

Hoje, o imperador japonês Akihito fez um pronunciamento na televisão dizendo que o povo japonês precisa se unir para superar este momento difícil.

Terremoto e tsunami devastam Japão

Na sexta-feira, 11, o Japão foi devastado por um terremoto que, segundo o USGS, atingiu os 8,9 graus da escala Richter, gerando um tsunami que arrasou a costa nordeste nipônica. Fora os danos imediatos, o perigo atômico permanece o maior desafio. Diversos reatores foram afetados, e a situação é crítica em Fukushima, onde existe o temor de um desastre nuclear.

Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram mais de 3,3 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos. Além disso, os prejuízos já passam dos US$ 170 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes e, aos poucos, iniciar a reconstrução das áreas devastadas.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade