PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

América Latina

Chile: cerca de 300 detentas aproveitam terremoto para fugir

Pelo menos 16 prisioneiras que fugiram da prisão de Iquique já foram capturadas

2 abr 2014 - 00h32
(atualizado às 03h11)
Compartilhar
Exibir comentários
Moradores se deslocam para o topo de edifício de Iquique durante evacuação provocada pelo alerta de tsunami
Moradores se deslocam para o topo de edifício de Iquique durante evacuação provocada pelo alerta de tsunami
Foto: Reuters

O ministro do Interior do Chile, Rodrigo Peñailillo, informou que aproximadamente 300 detentas de uma prisão de Iquique aproveitaram o terremoto de 8,2 graus de magnitude que atingiu o país na noite dessa terça-feira para fugir. Por conta disso, um contingente das Forças Armadas e da polícia foi deslocado para garantir a segurança da população.

“Tomamos a medida de ordem pública, e no caso de Iquique, onde tivemos a fuga massiva de internas, as Forças Armadas, em coordenação com a polícia e a supervisão da Intendência, possam coordenar de tal maneira a situação de dar maior segurança aos habitantes de Iquique”, afirmou o gabinete do escritório nacional de emergências do Chile (Onemi).

A Polícia de Investigações (PDI) informou por meio do Twitter sobre a captura de pelo menos 16 das detentas que fugiram da prisão feminina de Iquique.

Rodrigo Peñailillo informou que até o momento foram registradas pelo menos cinco mortes por conta do terremoto, sendo quatro homens e uma mulher.

Antofagasta: sirene alerta chilenos para tsunami na costa:

O ministro informou que até o momento não existe informação oficial sobre saques em Iquique, mas tanto o governo como a polícia estão acompanhando continuamente a situação nessa cidade e tomarão "rapidamente" as medidas necessárias para evitar a desordem.

No entanto, na cidade de Alto Hospicio, vizinha a Iquique, foram registrados alguns saques em imóveis de setores populares que estavam vazios por causa da ordem de evacuação, conforme informou o prefeito, Ramón Galleguillos, para a imprensa local.

O Onemi comunicou que o alerta de tsunami vai se manter pelo menos por mais seis horas, até que o Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha (SHOA, na sigla em espanhol) confirme que já não existe mais perigo, anunciou Rodrigo Peñailillo.

O ministro afirmou ainda que cada Intendência deverá determinar se suspende ou não as aulas nesta quarta-feira. “Pedimos aos intendentes que tomem a decisão, região por região, da suspensão de aulas para o dia de amanhã (hoje), (...) especialmente aquelas que foram evacuadas”, acrescentou.

Com informações do Terra Chile e da EFE

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade