PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

América Latina

Tsunami chega ao norte do Chile; alerta vale para todo país

1 abr 2014 - 22h50
(atualizado em 2/4/2014 às 03h13)
Compartilhar
Exibir comentários
Antofagasta: sirene alerta chilenos para tsunami na costa:

O governo do Chile informou nesta terça-feira que, após o terremoto de magnitude 8,2 graus que afetou o norte do país, o alerta de tsunami afeta toda a costa chilena - de 4 mil quilômetros de extensão - e que ainda não há relatos sobre mortes. "Todos os comitês de emergência estão em operação, e a evacuação em toda a costa litorânea é preventiva, mas ninguém pode retornar a seus lares até que não receba uma ordem da autoridade", declarou o subsecretário do Interior, Mahmoud Aleuy.

Em entrevista coletiva no Escritório Nacional de Emergência (Onemi), em Santiago, Aleuy disse aos jornalistas que foi registrado um leve deslizamento de terra no Morro de Arica, no extremo norte do Chile, que há estradas e ruas bloqueadas na cidade de Colchane e que até agora não há relatos de danos em residências.

A respeito do alerta de tsunami, Aleuy afirmou que as maiores ondas foram registradas na cidade de Iquique, a 1.857 quilômetros ao norte de Santiago, onde alcançaram 2,5 metros de altura. Ainda de acordo com ele, a torre de controle do aeroporto internacional de Iquique está momentaneamente fora de serviço, e a cidade se encontra às escuras, sem energia elétrica.

Idosa é evacuada de abrigo na cidade de Antofagasta, no norte do país
Idosa é evacuada de abrigo na cidade de Antofagasta, no norte do país
Foto: Reuters

Redes de TV locais informaram que os navios da Marinha estão deixando o porto de Valparaíso rumo a mar aberto para evitar um eventual tsunami. O mesmo estão fazendo os navios no porto de San Antonio, situado a 102 quilômetros a sudoeste de Santiago. Além disso, vários voos com destino ao norte do país foram cancelados, afirmaram as autoridades aeroportuárias chilenas.

O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha do país afirmou que o tsunami poderá ser "altamente destrutivo" e deverá se manifestar por horas. Outros países da América Latina também emitiram alertas de tsunami para suas costas do Pacífico. 

O Serviço Sismológico e Geológico dos Estados Unidos (USGS - na sigla em inglês) informou um terremoto de 8,2 graus de magnitude, a uma profundidade de 20,1 quilômetros. "O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha (Shoa) determina a evacuação de todo o litoral do Chile", disse o diretor do Bureau Nacional de Emergências (Onemi), Ricardo Toro.

Segundo Toro, as primeiras ondas do tsunami já chegaram ao litoral de Pisagua. O Pacific Tsunami Warning Center, baseado no Havaí, também emitiu alerta de tsunami. O tremor foi sentido nas regiões chilenas de Arica, Iquique e Antofagasta, fazendo soar as sirenes de alerta em diversas cidades do litoral norte.

Com informações das agências EFE, Reuters e AFP

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade