PUBLICIDADE

África

Mina desaba e mata 25 pessoas na República Centro Africana

Pelo menos 27 mineiros foram soterrados pelo colapso da mina nesta sexta-feira

22 ago 2014 - 10h40
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos 25 pessoas morreram após o desabamento de uma mina de ouro 60 quilômetros ao norte da cidade de Bambari, na República Centro Africana (RCA), disse nesta sexta-feira Ahmat Negat, porta-voz dos rebeldes Seleka, de maioria muçulmana.

A mina de Ndassima foi aberta em uma colina na floresta, e fica ao norte do quartel general Seleka, em Bambari. O local é de propriedade da empresa canadense Axmin, mas foi tomada por rebeldes há mais de um ano, e agora compõe parte de uma economia ilícita que abastece o conflito sectário no país. 

Pelo menos 27 mineiros foram soterrados pelo colapso da mina na quinta-feira, e 25 corpos já foram recuperados, disse Negat. 

Em Ndassima, os trabalhadores operam sob a sombra dos combatentes Seleka para produzir 15 quilos de ouro por mês - que valem cerca de 350 mil dólares no mercado local, ou o dobro disso no mercado internacional. 

Milhares de pessoas morreram e mais de um milhão deixaram suas casas na RCA em meio à violência entre os rebeldes Seleka e a milícia cristã. 

Cerca de 2 mil soldados franceses e 6 mil da União Africana foram destacados para a RCA, mas eles têm tido dificuldades em ajudar o fraco governo de transição a impor sua autoridade sobre o país rico em minérios. 

10 maiores acidentes em minas da História 10 maiores acidentes em minas da História

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade