PUBLICIDADE

TSE: atrasos com biometria não prejudicam resultados

5 out 2014 - 11h55
(atualizado às 12h50)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Urna biométrica tem trazido problemas em seções espalhadas pelo Brasil</p>
Urna biométrica tem trazido problemas em seções espalhadas pelo Brasil
Foto: Agência Brasil

Mais de 1,8 milhão de eleitores devem votar com o uso de biometria no Distrito Federal. Entretanto, as urnas têm apresentado problemas. Nem sempre o eleitor é identificado pela digital, por mais que tenha feito o cadastramento. Isso tem atrasado a votação em alguns dos colégios eleitorais, nos quais as filas passam de meia hora. Até o final da manhã deste domingo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmava que não haveria atrasos na divulgação de resultados ou das pesquisas de boca de urna, após o fechamento das seções.

Em Brasília a revisão biométrica foi feita por 99,87% do eleitorado, o que representa um total de 1.895.252 pessoas. Cerca de 40 minutos após o início das seções eleitorais, 12 urnas tinham sido substituídas (0,16%).

Entretanto, segundo o TSE, por mais que haja atraso nas votações, todas as pessoas que estiverem nas filas até as 17h receberão uma senha para votar. Apenas aqueles que chegarem depois deste horário poderão ser impedidos.

Outro problema é a dispensa de documentação por conta do sistema biométrico, que identifica a pessoa por meio da digital. Quando o sistema falha, o mesário faz a identificação por meio do sistema tradicional, com documento com foto. Por isso, tanto no método tradicional, como no novo, é necessário levar a documentação, segundo o TSE.

Apesar do atraso, o TSE garante que tudo ainda está dentro do programado, inclusive a divulgação das pesquisas de boca de urna, que são divulgadas após o fechamento das seções eleitorais. A partir das 17h começa a apuração dos votos de governadores e deputados estaduais e federais.

O corregedor-geral eleitoral, João Otávio de Noronha, comparou a urna eletrônica com a identificação biométrica a um "carro novo". Segundo ele, pode haver dificuldade de adaptação no início, mas depois fica melhor.

Noronha e o ministro Henrique Neves visitaram o centro de divulgação eleitoral no TSE, onde conversaram com jornalistas. Eles disseram que não enfrentaram atrasos para votar no DF, onde há identificação biométrica.

A partir das 19h, por conta do fuso horário do Amazonas e do Acre, é que começam a contabilizar os votos para presidente em todo o País.

Ao todo, 21,6 milhões de eleitores de 762 cidades vão votar utilizando o sistema biométrico. A meta é migrar o sistema tradicional para a nova tecnologia até as eleições de 2018.

Guia do eleitor Guia do eleitor

Indecisos podem definir resultado das Eleições:
Veja fala de Levy Fidelix que gerou polêmica com gays:

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade