PUBLICIDADE

Luciana Genro assume proposta para o esporte de Juca Kfouri

24 jul 2014 - 20h48
(atualizado às 20h55)
Compartilhar
Exibir comentários
Candidata à Presidência da República, Luciana Genro, em conversa com o jornalista Juca Kfour
Candidata à Presidência da República, Luciana Genro, em conversa com o jornalista Juca Kfour
Foto: Psol / Divulgação

A candidata do Psol à Presidência da República, Luciana Genro, defenderá o conteúdo do programa de esportes que foi elaborado por uma série de especialistas e atletas brasileiros e organizado por Juca Kfouri. Luciana Genro encontrou-se com o jornalista esportivo, em São Paulo, nesta quinta-feira para discutir as transformações do esporte que serão defendidas por sua candidatura ao Palácio do Planalto, em companhia de Mauricio Costa, membro da coordenação de campanha.

Juca Kfouri foi um dos organizadores da plataforma para o Ministério dos Esportes entregue a Lula, dias antes da posse do primeiro mandato, em janeiro de 2003. Segundo a candidata, o projeto nunca foi implementado pelas gestões de Agnelo Queiroz, Orlando Silva e Aldo Rebelo, que estiveram à frente do ministério.

Após 12 anos, a plataforma segue atual e tem como eixo estruturante a democratização do acesso ao esporte em todo o País. “Costumo dizer que o Ministério da Saúde é o ministério da doença, em que não se trata da prevenção. Há um dado da Organização Mundial da Saúde (OMS) que diz que a cada dólar investido em esporte, se economiza três em saúde. Para isso é necessário democratizar e dar acesso à população ao esporte, em parceria com a sociedade”, apresentou Kfouri. Para o jornalista, as escolas, estacionamentos, parques e qualquer espaço que possam se adequar à prática esportiva devem ser utilizados.

O principal entrave, na avaliação de Kfouri, para que as transformações no esporte se realizem plenamente é o papel dos dirigentes do esporte nacional, em especial os “cartolas” do futebol. Houve convergência no diálogo no que se refere à oportunidade de se adotar as reivindicações do Bom Senso Futebol Clube, o movimento que reúne os jogadores de futebol profissional do Brasil. Os atletas não querem que o governo brasileiro perdoe as dívidas dos clubes sem a democratização da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), tampouco isente a responsabilidade dos dirigentes por essas dívidas, na votação do projeto de Lei de Responsabilidade Fiscal dos clubes brasileiros.

Os megaeventos no Brasil, como a Copa do Mundo e as Olímpiadas, também foram debatidos. “As Olimpíadas não é o primeiro passo para a formação de atletas. Elas coroam os países que investem nessa formação”, explicou o jornalista.

Luciana Genro agradeceu a colaboração para o programa de governo e aceitou a sugestão de Juca Kfouri. “Caso seja eleita, vou convidar o jogador Paulo André para assumir o Ministério dos Esportes para que o programa que vamos apresentar à sociedade seja implementado”, afirmou a presidenciável do Psol.

Guia do eleitor Guia do eleitor

Coligações partidárias: Dilma, Aécio e Eduardo CamposColigações partidárias: Dilma, Aécio e Eduardo Campos

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade