0

Inri Cristo posta foto na urna e reclama de voto obrigatório

6 out 2014
09h47
atualizado às 10h11
  • separator
  • comentários

Ele se diz filho de Deus e é uma das celebridades mais conhecidas do Brasil. Inri Cristo não poderia deixar de aparecer durante o pleito deste final de semana e fez um discurso político sobre o processo eleitoral e a democracia no Brasil. A declaração foi dada em sua página oficial do Facebook, acompanhada de uma foto do “Filho do Pai” votando.

Inri Cristo postou em seu Facebook uma foto na urna, neste domingo
Inri Cristo postou em seu Facebook uma foto na urna, neste domingo
Foto: Facebook / Reprodução

Sem revelar suas preferências políticas, Inri se disse contrário ao voto obrigatório e lamentou a “democracia não ortodoxa do Brasil”.

“Após viver quase vinte anos como apátrida na Terra de Santa Cruz que vós chamais Brasil, agora me é facultado cumprir o dever cívico na condição de eleitor. Não voto meramente num candidato, e sim na coerência, nas ideias que considero mais sensatas. (...) Tão somente lamento a democracia não ser ortodoxa no Brasil, ao contrário o voto seria facultativo. Na pseudodemocracia, muitas vezes o eleitor vota em quem não confia ou vota em branco apenas por ser obrigado a comparecer às urnas”, disse Inri.

A opinião do eleitor ilustre é uma das vertentes muitas vezes pouco debatidas no Brasil. A obrigatoriedade do voto não costuma vir à tona durante as disputas eleitorais e a ideia não é discutida nos debates. O voto facultativo é realidade em algumas das principais democracias do mundo, como os Estados Unidos, Alemanha e França.

Em julho deste ano, o senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu em plenário o fim do voto obrigatório. “Penso que está na hora de acabar com a ilusão de que o voto obrigatório gere cidadãos politicamente evoluídos. É uma falácia. O caminho para isso é a educação formal de qualidade. Uma massa de eleitores desinformados que vende o voto porque é obrigado a votar diminui a legitimidade do sistema”, argumentou o senador.

O fim do voto obrigatório não é muito popular entre os partidos políticos e poucos projetos com esta finalidade foram levados ao debate no Congresso.

Veja o cenário eleitoral nos estados Veja o cenário eleitoral nos estados

Guia do eleitor Guia do eleitor

Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade