PUBLICIDADE

Coligação de Dilma recebe nova pesquisa Ibope com otimismo

22 jul 2014 - 22h15
(atualizado às 22h44)
Compartilhar
Exibir comentários

A pesquisa Ibope encomendada pela TV Globo em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo foi bem aceita pela coligação “Com a Força do Povo”, que traz a presidente Dilma Rousseff como candidata à reeleição. Durante o anúncio da sondagem, ocorria uma reunião no Palácio da Alvorada com todos os partidos das coligações.

<p>A campanha da presidente Dilma Rousseff quer evitar o clima de já ganhou</p>
A campanha da presidente Dilma Rousseff quer evitar o clima de já ganhou
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

“Confirmou (a pesquisa) o otimismo da reunião. Simplesmente isso. Quando nós saímos, acabamos de ver a pesquisa do Ibope que é muito favorável à reeleição da presidente”, afirmou o vice-presidente Michel Temer, presidente do PMDB, na saída do encontro. Segundo o vice-presidente, a sondagem Ibope está em consonância com as pesquisas internas da campanha.

De acordo com o levantamento divulgado nesta terça-feira, Dilma Rousseff tem 38% das intenções de voto para presidente da República, contra 22% do candidato do PSDB, Aécio Neves, e 8% de Eduardo Campos, do PSB.

Em caso de segundo turno, numa disputa com Aécio, Dilma venceria as eleições com 41% das intenções de voto, contra 33% do tucano, enquanto 18% declararam voto branco ou nulo e 8% não souberam responder. Já num embate com Campos, Dilma também venceria com 41%, ante 29% do socialista, ao passo que o percentual que afirmou que votará em branco ou anulará foi de 20% e o de que não soube responder foi de 10%.

Os dados mostram um cenário mais otimista do que a pesquisa Datafolha da semana passada que indicava empate técnico (44% de votos para Dilma contra 40% para Aécio) em eventual segundo turno. Mesmo diante de dados mais animadores, Temer preferiu evitar o clima de “já ganhou.”

“Eleição é assim, você tem que respeitar os candidatos. Nós estabelecemos que vamos ter uma campanha muito propositiva, no sentido de que vamos demonstrar o que o governo fez e vamos ver o que mais o governo vai fazer”, afirmou o vice-presidente.

De acordo com Michel Temer, Dilma se reunirá com representantes da coligação em frequência semanal. O próximo encontro está marcado para a próxima terça-feira. As reuniões servirão para definir logística operacional da campanha, exame de programa partidário e discussão dos eventos que forem ocorrer ao longo da semana.

O encontro desta noite começou durou três horas e contou com a presença de Rui Falcão (PT), Michel Temer (PMDB), Carlos Lupi (PDT), Renato Rabelo (PCdoB), Gilberto Kassab (PSD), Eurípedes Júnior (Pros), Marcos Antônio Pereira (PRB), Ciro Nogueira (PP) e o deputado Luciano Castro (PR). Ainda estavam presentes ainda os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Ricardo Berzoini (Relações Institucionais), responsáveis pela articulação política.

Guia do eleitor Guia do eleitor

Coligações partidárias: Dilma, Aécio e Eduardo CamposColigações partidárias: Dilma, Aécio e Eduardo Campos

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade