PUBLICIDADE

Atrasada, estudante chora ao ver portão fechado em Brasília

22 out 2011 - 13h54
(atualizado às 14h01)
Compartilhar
Luciana Cobucci
Direto de Brasília

Cerca de 75 mil estudantes do Distrito Federal iniciaram, às 13h, o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em várias escolas. A orientação dada aos alunos era chegar com, pelo menos, uma hora de antecedência, já que os portões de todos os locais de prova são fechados pontualmente à uma da tarde. Mesmo assim, houve gente que perdeu a hora - e o primeiro dia de provas.

A estudante Ana Paula Lima, 25 anos, chora ao ver o portão fechar à sua frente em Brasília (DF)
A estudante Ana Paula Lima, 25 anos, chora ao ver o portão fechar à sua frente em Brasília (DF)
Foto: Luciana Cobucci / Terra

Veja como será a seleção nas principais universidades públicas

Acompanhe no Terra a correção online das provas

Da prova que vazou ao endereço errado, veja as falhas do Exame

Enem 2010: veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas

Foi o caso da estudante Ana Paula Lima, 25 anos, que quer passar para o curso de relações exteriores na Universidade de Brasília (UnB). Ela chorou ao ver o portão fechando à sua frente. "Eu estava procurando o endereço", justificou, e disse que tentará fazer a prova deste domingo. Ana Paula mora no Varjão, um bairro de classe baixa, distante da escola particular na Asa Norte onde a estudante foi alocada para fazer a prova.

Cauê Maurício, 17 anos, morador do Lago Sul, bairro nobre de Brasília, também perdeu a prova. "Saí de casa às 12h38, bem em cima da hora", disse o estudante que quer usar a nota do Enem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para cursar arquitetura na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Faltando 30 minutos para o início das provas, os fiscais apressavam os estudantes que estavam nas imediações da escola. Os ambulantes aproveitaram para vender canetas, barras de cereais, chocolate, água e desejar boa sorte aos estudantes.

A estudante Bárbara Alves, 17 anos, foi uma das que conseguiu chegar a tempo para fazer a prova, mesmo não tendo estudado. "Quero a UnB, mas também quero conseguir desconto nas particulares", afirmou a aluna, que ainda não sabe a carreira que pretende seguir.

Alguns pais de alunos pareciam mais nervosos que os próprios filhos. Era o caso de Vilmar Guimarães, que acompanhou a filha, Camila, até o portão da escola onde ela fez a prova. "Ela estudou e quer fazer contabilidade na UnB. Estou dando todo o apoio", disse.

Recorde de inscritos
Mais de 5 milhões de candidatos deverão comparecer neste fim de semana às 150 mil salas de prova para participar da maior edição do Enem desde a sua criação, em 1998. As provas terão início às 13h (horário de Brasília). No sábado, os candidatos responderão a questões de Ciências Humanas e da Natureza. Já no domingo, de Matemática e Língua Portuguesa, além da redação.

A partir do resultado da prova do Enem, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o País. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é preciso ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública.

Em 2012 a prova terá duas edições, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ano que vem já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do Enem 2011.

Correção online

O Terra, com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção online das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas em 1.599 municípios brasileiros. A correção poderá ser acompanhada, questão por questão, pela internet no sábado e no domingo.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade