PUBLICIDADE

Terra faz correção online das provas do Enem no fim de semana

Terra faz correção online das provas do Enem neste fim de semana

17 out 2011 - 17h34
Compartilhar

O Terra, com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção online das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas neste fim de semana, 22 e 23 de outubro, em 1.599 municípios brasileiros. A correção poderá ser acompanhada questão por questão pela internet.

Teste-se: faça o Simulado do Enem

Enem 2010: veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas

Fique por dentro das questões do Enem

O Enem é composto por quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação. No primeiro dia, sábado, serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os candidatos terão 4h30 para a realização da prova, que terá início às 13h e término às 17h30.

No domingo, último dia, serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. Neste dia, o candidato terá 5h30 para concluir o exame, que terá início às 13h e término às 18h30.

Os portões de acesso abrem às 12h e fecham às 13h. Recomenda-se que todos os participantes compareçam ao local das provas até as 12h, de acordo com o horário oficial de Brasília. Também é importante verificar com antecedência, na página do Inep (http://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova), o local de prova para o qual foi designado. O participante de locais onde o fuso horário difere do de Brasília deve ficar atento às diferenças para não perder a prova.

Recorde de inscritos

Mais de 5 milhões de candidatos deverão comparecer às 150 mil salas de prova para participar da maior edição do Enem desde a sua criação, em 1998. Cerca de 350 mil pessoas estarão envolvidas na aplicação da prova, incluindo fiscais de sala e outros profissionais de apoio.

Neste ano, o governo federal reforçou alguns pontos estratégicos do processo para evitar erros como os ocorridos em 2009 e 2010. Participam da edição 2011 do Enem a empresa Módulo, especializada em gestão de risco, e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que fará a certificação do exame.

No ano passado, erros de impressão em cadernos de prova e folhas de resposta tumultuaram o exame, que teve que ser reaplicado para um grupo de estudantes prejudicado. Em 2009, o furto de um exemplar da prova, nas dependências da gráfica contratada para imprimir o material, provocou o adiamento do certame.

A partir do resultado da prova do Enem, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o País. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é preciso ter cursado todo o ensino médio na rede pública.

A partir de 2012 a prova terá duas edições ao ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ano que vem já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do Enem 2011.

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é a única instituição pública que liderou um dos quatro grupos divididos pelo Inep no resultado por escola do Enem 2010
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é a única instituição pública que liderou um dos quatro grupos divididos pelo Inep no resultado por escola do Enem 2010
Foto: Roger Pereira / Especial para Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade