PUBLICIDADE

UFRGS decide manter vestibular sem adotar o Sisu em 2014

Decisão foi tomada em reunião do Conselho Universitário nesta manhã

9 ago 2013 - 13h55
(atualizado às 14h55)
Compartilhar
Exibir comentários

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) decidiu rejeitar a proposta de adotar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no vestibular de 2014. A decisão foi tomada de maneira unânime pelo Conselho Universitário (Consun) na manhã desta sexta-feira em Porto Alegre. Ainda será discutida uma possível adesão ao programa do governo federal para o ingresso de alunos na universidade a partir de 2015.

"A decisão demonstra o cuidado que a universidade tem com seu processo seletivo. Todas as iniciativas de mudança têm um grande impacto, por isso precisam ser bem discutidas", afirmou o reitor Carlos Alexandre Netto.

Os motivos expostos para a rejeição envolvem os prazos do edital – uma vez que as inscrições para o Enem já foram encerradas – e a necessidade de ampliar a discussão sobre o assunto, segundo a UFRGS. Outros pontos abordados incluem a apreciação de dados de outras universidades que adotaram o programa do Ministério da Educação (MEC) e o conhecimento de estudo nacional que está sendo desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará sobre o tema.

A comissão especial formada para tratar do assunto será mantida até outubro, quando deve apresentar uma nova proposta de utilização do sistema unificado. 

Minoria entre as federais

Entre as dez maiores universidades federais do País, apenas a UFRGS e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) resistem à adoção do Sisu como forma de seleção dos seus alunos, embora a UFPE já utilize o Enem como primeira fase do vestibular. Na UFRGS, o exame nacional serve apenas para compor a nota final do candidato, de forma optativa.

Outras instituições federais, como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)  a Universidade de Brasília (UnB), decidiram aderir ao Sisu este ano, mas a decisão foi tomada com antecedência, permitindo a inscrição dos candidatos no Enem. O mesmo não ocorreu na UFRGS, que postergou para agosto a decisão.

Infográfico: Enem ou vestibular?

Saiba como é o processo de seleção nas principais universidades públicas brasileiras

Infográfico: Ranking Enem

Veja quais são e onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade