PUBLICIDADE

Futuros tripulantes da ISS já estão em órbita

Astronautas membros da Expedição 35 partiram para missão que deve durar seis meses na Estação Espacial Internacional

28 mar 2013 - 18h12
(atualizado às 19h16)
Compartilhar
Exibir comentários
Os membros da Expedição 35 - Chris Cassidy (esq.), Pavel Vinogradov (centro) e Alexander Misurkin (dir.) - são vistos antes de embarcar na nave Soyuz que foi lançada em direção à ISS
Os membros da Expedição 35 - Chris Cassidy (esq.), Pavel Vinogradov (centro) e Alexander Misurkin (dir.) - são vistos antes de embarcar na nave Soyuz que foi lançada em direção à ISS
Foto: Carla Cioffi/Nasa / Divulgação

Com três astronautas a bordo - dois russos e um americano -, a nave espacial russa Soyuz TMA-08M foi lançada nesta quinta-feira a partir da base cazaque de Baikonur com destino à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). O lançamento ocorreu por volta das 17h43 (horário de Brasília), 2h43 de sexta-feira, pelo horário local do Cazaquistão.

Saiba mais sobre a evolução dos foguetes

A nave Soyuz TMA-08M saiu de sua plataforma de lançamento no Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, transportando o americano Chris Cassidy e os russos Pavel Vinogradov (comandante da missão) e Alexander Misurkin à Estação Espacial Internacional. A nave russa Soyuz é o único meio de transporte de astronautas à ISS desde que o uso das naves americanas foi encerrado.

Em dezembro, o canadense Chris Hadfield, o russo Roman Romanenko e o americano Thomas Marshburn chegaram à Estação Espacial Internacional, onde permanecem. Neste mês, outros três astronautas - os russos Yevgueni Tarelkin e Oleg Novitski e o americano Kevin Ford - voltaram à Terra.

A ISS é um projeto que conta com a participação 16 países e tem um custo estimado em US$ 100 bilhões.

'Voo expresso'

Os astronautas devem chegar à ISS após pouco menos de seis horas de voo, seguindo um procedimento novo, contra os dois dias que eram necessários até agora. Este voo "expresso" foi decidido depois que a Rússia lançou com sucesso para a ISS três naves de carga não-tripuladas Progress em agosto, outubro e fevereiro, e que chegaram à estação em seis horas de voo.

Veja lançamento da espaçonave russa Soyuz:

O cosmonauta russo Vinogradov disse durante a última entrevista coletiva anterior ao voo que o procedimento "expresso" tem várias vantagens. A tripulação estará em melhor forma para o acoplamento com a ISS, previsto para as 23h31 de Brasília porque os espaçonautas "não sentirão os efeitos da falta de gravidade na medida em que ocorre após quatro ou cinco horas de voo", explicou.

A redução do tempo de voo permitirá, ainda, levar material biológico para efetuar experiências a bordo da ISS, o que não seria possível em um voo de dez horas, acrescentou Vinogradov. "Com um voo de curta duração como este, a tripulação pode inclusive levar sorvete que não derreteria", brincou.

Espaço:
Passar seis meses no espaço é desafio para o corpo humano
Gravidade zero:
Veja alguns dos efeitos que a falta de gravidade exerce no corpo
55 anos:
Da Guerra Fria à cooperação internacional: Corrida Espacial completa 55 anos
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade