PUBLICIDADE

Política

Prazo para homologação no Mais Médicos termina às 16h

3 ago 2013 - 12h25
(atualizado às 12h38)
Compartilhar
Exibir comentários

Termina neste sábado, às 16h, o prazo para que os médicos com registros válidos no Brasil e que desejam participar do Programa Mais Médicos façam a homologação da inscrição e assinem termo de compromisso confirmando o interesse em trabalhar no município indicado.

A lista final com profissionais e municípios que participarão desta primeira seleção será publicada segunda-feira no site do Ministério da Saúde. A próxima chamada de médicos e municípios começa no dia 15 de agosto. A partir de terça-feira, em prazo que se estende até o dia 8, os médicos que se formaram no exterior e finalizaram o cadastro no programa poderão selecionar os municípios com vagas não ocupadas por brasileiros.

Infográfico: Revalidação do diploma médico

Conheça a história de médicos brasileiros que se graduaram fora do País e por que é necessário revalidar o diploma para poder trabalhar no Brasil

 

Segundo o Ministério da Saúde, no primeiro mês de seleção, 1.753 médicos já foram direcionados a 626 municípios. Destes, 375 estão localizados em regiões onde 20% ou mais da população estão em situação de extrema pobreza; 159, em regiões metropolitanas; 68, em um grupo de 100 cidades com mais de 80 mil habitantes de maior vulnerabilidade social; e 24, nas capitais. O programa beneficiará também 23 distritos sanitários indígenas.

Dos postos a serem ocupados, 51,3% estão em regiões carentes do interior e 48,6% nas periferias de capitais e regiões metropolitanas. Todas as regiões contempladas neste primeiro mês de seleção estão entre as prioritárias do programa.

Os municípios que foram contemplados com maior número de médicos estão na Região Nordeste, onde 619 profissionais serão direcionados a 300 cidades e um distrito sanitário indígena. A Região Sudeste receberá 460 médicos para atenderem em 122 municípios. A Região Sul terá mais 244 médicos, que farão atendimentos em 90 municípios. A Região Norte receberá 250 médicos para 74 municípios e 17 distritos sanitários indígenas. O Centro-Oeste terá 180 médicos para 40 municípios e cinco distritos.

A distribuição de vagas será feita da seguinte forma: Bahia, com 161 médicos; Minas Gerais, 159; São Paulo, 141; Ceará, 138; Goiás, 117; Rio Grande do Sul, 107; e Amazonas, 73.

Entenda o 'Mais Médicos'
- Profissionais receberão bolsa de R$ 10 mil, mais ajuda de custo, e farão especialização em atenção básica durante os três anos do programa.
- As vagas serão oferecidas prioritariamente a médicos brasileiros, interessados em atuar nas regiões onde faltam profissionais.
- No caso do não preenchimento de todas as vagas, o Brasil aceitará candidaturas de estrangeiros. Eles não precisarão passar pela prova de revalidação do diploma
- O médico estrangeiro que vier ao Brasil deverá atuar na região indicada previamente pelo governo federal, seguindo a demanda dos municípios.
- Criação de 11,5 mil novas vagas de medicina em universidades federais e 12 mil de residência em todo o País, além da inclusão de um ciclo de dois anos na graduação em que os estudantes atuarão no Sistema Único de Saúde (SUS).

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade