PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Papa em Copacabana: 'nesta semana, o Rio é o centro da Igreja'

25 jul 2013 - 18h43
(atualizado às 18h45)
Compartilhar
Exibir comentários
Papa Francisco acena de dentro do papamóvel em sua chegada à missa no altar montado no palco de Copacabana
Papa Francisco acena de dentro do papamóvel em sua chegada à missa no altar montado no palco de Copacabana
Foto: Daniel Ramalho / Terra

Depois de passar por toda a orla de Copacabana no papamóvel causando grande comoção mais uma vez, o papa Francisco participou de sua primeira agenda oficial dentro da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Durante a festa de acolhida dos jovens, no palco montado na areia da praia, o Pontífice afirmou aos peregrinos que “nesta semana, o Rio de Janeiro se torna o centro da Igreja, o seu coração vivo e jovem”.

.

O primeiro Papa latino-americano lembrou que o continente normalmente está distante não apenas do centro geográfico do mundo, “mas também do ponto de vista existencial, cultural, social, humano”. Porém, o Pontífice comemorou o fato de, na noite desta quinta-feira, a praia de Copacabana estar cheia e ser o foco dos católicos. 

“Hoje vocês estão aqui, ou melhor, hoje estamos aqui, juntos, unidos para partilhar a fé e a alegria do encontro com Cristo, de ser seus discípulos. Vocês responderam com generosidade e coragem ao convite que Jesus lhes fez de permanecerem com Ele, de serem seus amigos”, afirmou o papa Francisco sob muitos aplausos.

O Pontífice leu o primeiro parágrafo de seu discurso em português, depois seguiu o resto da leitura em castelhano. No texto distribuído, um trecho falava em “trem da Jornada Mundial da Juventude”, que foi suprimido da leitura final depois do acidente em Santiago de Compostela, ontem, que matou 80 pessoas. 

Antes de começar a sua homilia, o Papa pediu um minuto de silêncio em homenagem à jovem Sophie Morinière, que perdeu a vida em um acidente de ônibus na Guiana Francesa quando estava a caminho do Rio de Janeiro para a JMJ. O Papa também lamentou que nem todos possam estar fisicamente presentes ao evento. 

 

“Saúdo a todos com muito carinho. A vocês, aqui congregados dos cinco continentes, e por meio de vocês, a todos os jovens do mundo, particularmente aqueles que não puderam vir ao Rio de Janeiro, mas estão em ligação conosco através do rádio, televisão e internet, digo: bem-vindos a esta grande festa da fé. O Cristo Redentor, do alto da montanha do Corcovado, lhes acolhe na Cidade Maravilhosa.”

O papa Francisco também lembrou da primeira Jornada Mundial da Juventude em nível internacional, na Argentina, em 1987. “Guardo vivas na memória as palavras do bem-aventurado João Paulo II aos jovens: ‘tenho muita esperança em vocês. Espero, sobretudo, que renovem a fidelidade de vocês a Jesus Cristo e à sua cruz redentora’”, disse o Pontífice.

Antes do discurso do Papa, o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, fez uma abertura da festa de acolhida. Na sequência, houve uma apresentação artística com algumas das músicas mais conhecidas sobre a cidade como "Aquele abraço", de Gilberto Gil, e "Samba do Avião", de Tom Jobim. 

Papa Francisco no Brasil

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países. O JMJ 2013 marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano.

vc e o Papa

Você já conheceu o papa Francisco no Brasil? Está na Jornada Mundial da Juventude no Rio ou esteve em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com o Papa.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade