PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Papa no Rio; veja como acompanhar e mudanças no trânsito

22 jul 2013 - 08h53
(atualizado às 09h19)
Compartilhar
Exibir comentários
O avião do papa Francisco decolou às 8h55 (horário de Roma) com destino ao Rio de Janeiro
O avião do papa Francisco decolou às 8h55 (horário de Roma) com destino ao Rio de Janeiro
Foto: AFP

O Papa Francisco chega ao Rio de Janeiro às 16h desta segunda-feira, segundo a programação oficial do Vaticano. Logo nas primeiras horas de sua estada no País, o Pontífice terá um encontro com a população na região central da cidade. Todo um roteiro já foi traçado e muitas vias serão interditadas para a passagem do papa. Para que os peregrinos não se percam ou fiquem presos em áreas interditadas, o Terra preparou dicas para se acompanhar a chegada do representante máximo da Igreja Católica.

Papa Francisco vem ao Brasil pela primeira vez; veja agenda

Por volta das 14h, antes mesmo da chegada do papa, a circulação de veículos será proibida na rua Pinheiro Machado, no sentido zona sul do túnel Santa Bárbara, no viaduto Engenheiro Noronha e no elevado 31 de Março, no sentido zona sul. Às 15h, outras 18 vias serão bloqueadas para a circulação de veículos na região do centro e devem ser evitadas: avenida República do Chile; avenida Almirante Barroso; avenida Rio Branco; rua Araújo Porto Alegre; avenida Graça Aranha; avenida Nilo Peçanha; rua Manoel de Carvalho; avenida Treze de Maio; rua Senador Dantas; rua Lélio Gama; rua Evaristo da Veiga; rua México; rua dos Arcos; rua da Assembleia; avenida Presidente Vargas; avenida Passos; rua Buenos Aires; avenida Rio Branco; rua Sete de Setembro; avenida Rio Branco e rua São José.

Após a chegada à Base Aérea do Aeroporto do Galeão, o papa seguirá em passeio em carro fechado até a Catedral Metropolitana. De lá, ele pega o papamóvel e segue até o Theatro Municipal. Quinze minutos após a saída de Francisco da catedral, a avenida República do Paraguai será interditada para o público nos dois sentidos.

No Theatro Municipal, o papa deverá saudar o povo e, por volta das 17h30, seguir em carro fechado até o Terceiro Comando Aéreo Regional (3º Comar). De lá, ele segue de helicóptero ao Palácio da Guanabara para um encontro com a presidente Dilma Rousseff. Mais tarde, sem contato com o público, o papa irá para a residência Assunção, no Centro de Estudos Sumaré, onde irá passar a noite.

A dica da prefeitura para os peregrinos é que utilizem as estações Carioca e Cinelândia do Metrô, para poder acessar com maior facilidade a região por onde passará o Papa Francisco.

Papa Francisco no Brasil

Com um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países.

O evento marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março desde ano. O Pontífice chega ao Rio de Janeiro na tarde do dia 22 de julho, com retorno a Roma previsto para o dia 28. Sua agenda no Brasil contempla a visita à comunidade de Varginha, no complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, e ao Hospital São Francisco de Assis. Além disso, terá um encontro com a sociedade no Theatro Municipal, no centro da cidade, e ao Santuário de Aparecida, em São Paulo. O ponto alto fica por conta de duas grandes celebrações na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, nos dias 25 e 26.

vc e o papa

Você conheceu os papas João Paulo II ou Bento XVI? Vai participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio ou tentar encontrar com o papa Francisco em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com os papas para o Terra.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade