PUBLICIDADE

Foto mostra coronel no local da morte de Zuzu Angel, diz CNV

25 jul 2014 - 14h51
(atualizado às 14h58)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto entregue por Claudio Guerra mostra o coronel Freddie Perdigão, marcado em vermelho, no local do acidente que matou Zuzu Angel
Foto entregue por Claudio Guerra mostra o coronel Freddie Perdigão, marcado em vermelho, no local do acidente que matou Zuzu Angel
Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação

A Comissão Nacional da verdade (CNV) divulgou hoje uma foto em que mostra o coronel Freddie Perdigão no local em que a estilista Zuzu Angel sofreu um atentado em abril de 1976. A foto foi entregue por Cláudio Guerra, que prestou depoimento à CNV nesta semana.

Guerra é ex-delegado do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) do Espírito Santo. Ele afirmou ter executado 6 ou 7 pessoas, além de ter incinerado os corpos de outras 13 pessoas.

A foto apresentada mostra o coronel Freddie Perdigão, que atuou no Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna (Doi-Codi) de São Paulo e na Casa da Morte de Petrópolis, local criado pelo regime militar para torturar e assassinar presos políticos, escorado num poste em frente ao carro em que estava a estilista. Morto em 1998, o coronel também coordenou o atentado do Riocentro, que provocou a morte de Zuzu Angel.

Claudio Guerra em depoimento à Comissão Nacional da Verdade
Claudio Guerra em depoimento à Comissão Nacional da Verdade
Foto: Flávio Moraes/CNV / Divulgação

Zuzu era mãe do desaparecido Stuart Angel e mobilizou a opinião pública nacional e estrangeira em busca de seu filho. A repercussão do caso prejudicou a imagem do regime militar no exterior. No depoimento, Guerra teria contado que o coronel tinha receio de ter sido fotografado na cena do acidente pela perícia. Com base na imagem, a Comissão reforça o envolvimento das forças militares no suposto acidente envolvendo Zuzu Angel.  

Segundo o coordenador da CNV, Pedro Dallari, a imagem permite avançar na confirmação de que ela foi vítima de um atentado tramado pela repressão política, ao contrário da versão oficial da época, que afirmava que a morte de Zuzu foi um acidente. "Apesar de o governo brasileiro, por meio da Comissão Especial Sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, já ter reconhecido isso (que a morte não foi um acidente), os militares sempre negaram envolvimento", afirmou Dallari. 

Desaparecidos da ditadura Desaparecidos da ditadura

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade