PUBLICIDADE

Tragédia em Santa Maria

Corpo de paraguaio morto em incêndio no RS chega a Assunção

28 jan 2013 - 20h19
(atualizado às 21h28)
Compartilhar
Exibir comentários

O corpo do estudante paraguaio Guido Ramón Brítez Burró, 21 anos, um dos 231 mortos em um incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria (RS), chegou na noite desta segunda-feira a Assunção. Os restos mortais do estudante de Zootecnia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) chegaram ao território paraguaio em um avião cedido pela Força Aérea Brasileira, confirmou a jornalistas o cônsul paraguaio em Porto Alegre, Agusto Ocampos.

Bombeiros resgataram mais de 90 com vida, diz comandante:

[VC] Está em Santa Maria? Envie fotos, vídeos e relatos da tragédia

Galeria de fotos: Veja quem são as vítimas do incêndio em boate de Santa Maria

Infográfico: Veja como a inalação de fumaça pode levar à morte

Veja relatos de sobreviventes e familiares após incêndio no RS

Os familiares do jovem, que viajaram ontem a Santa Maria, acompanharam o caixão nesse voo rumo a Assunção. Brítez Burró é um dos 231 jovens que faleceram no incêndio da boate Kiss, onde outras 112 pessoas ficaram feridas. Um dos tios do jovem, Roberto Giménez, descreveu em declarações ao jornal Última Hora que seu sobrinho era "muito atento com os demais e que gostava de fazer amigos".

Giménez declarou, além disso, que Brítez Burró decidiu estudar Zootecnia já que apreciava genética animal e queria trabalhar no futuro com seus pais no ramo de pecuária. "Era muito dinâmico, por isso é que estava se esforçando em ser um profissional, longe de sua família", acrescentou o tio do jovem.

INCÊNDIO EM SANTA MARIA

Entenda detalhes de como aconteceu a tragédia em Santa Maria, na região central do RS, que chocou o País e o mundo e como era a Boate Kiss por dentro

Ocampos declarou que José Volpe, estudante paraguaio que também estava nessa boate, conseguiu escapar ileso do acidente. Outras duas jovens paraguaias que estão registradas como estudantes na UFSM não foram à festa na casa noturna.

O governo paraguaio, através de uma carta enviada às autoridades brasileiras, expressou hoje seu "profundo pesar" com a tragédia e estendeu suas "condolências e sentimentos de solidariedade aos familiares das vítimas" e, em espacial, à família de Brítez Burró.

Incêndio na Boate Kiss

Um incêndio de grandes proporções deixou mais de 230 mortos na madrugada deste domingo em Santa Maria (RS). O incidente, que começou por volta das 2h30, ocorreu na Boate Kiss, na rua dos Andradas, no centro da cidade. O Corpo de Bombeiros acredita que o fogo iniciou com um sinalizador lançado por um integrante da banda que fazia show na festa universitária.

Segundo um segurança que trabalhava no local, muitas pessoas foram pisoteadas. "Na hora que o fogo começou foi um desespero para tentar sair pela única porta de entrada e saída da boate e muita gente foi pisoteada. Todos quiseram sair ao mesmo tempo e muita gente morreu tentando sair", contou. O local foi interditado e os corpos foram levados ao Centro Desportivo Municipal, onde centenas de pessoas se reuniam em busca de informações.

A prefeitura da cidade decretou luto oficial de 30 dias e anunciou a contratação imediata de psicólogos e psiquiatras para acompanhar as famílias das vítimas. A presidente Dilma Rousseff interrompeu viagem oficial que fazia ao Chile e foi até a cidade, onde se reuniu com o governador Tarso Genro e parentes dos mortos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade