PUBLICIDADE

vc repórter: após denúncia, árvore será removida em SP

O exemplar causa risco aos pedestres e motoristas que circulam pela altura do número 2.024 da avenida Diógenes Ribeiro de Lima, no Alto de Pinheiros

2 mar 2015 - 14h32
(atualizado às 17h45)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Árvore seca apresenta risco de queda na avenida Diógenes Ribeiro de Lima, na zona oeste de São Paulo</p>
Árvore seca apresenta risco de queda na avenida Diógenes Ribeiro de Lima, na zona oeste de São Paulo
Foto: Leonardo Paniza / vc repórter

Uma árvore seca localizada na altura do número 2.024 da avenida Diógenes Ribeiro de Lima, no Alto de Pinheiros, zona oeste de São Paulo, causa risco aos pedestres e motoristas que circulam pela região. Mesmo após o pedido de remoção feito para a prefeitura em novembro do ano passado - com abertura de protocolo -, o exemplar permanece no local.

Siga o vc repórter no Twitter

“É um pedido antigo dos moradores da região e o caso ainda não teve conclusão. Um funcionário da prefeitura veio até o local e tirou fotos da árvore no final do mês de novembro. Prometeu poda e a colocação de outra árvore no local. A data dada por ele para fazer a poda foi ‘no começo de dezembro’. E até agora nada”, conta o paulistano Leonardo Paniza, que procurou a reportagem no dia 25 de fevereiro. 

Procurada pelo Terra, a Subprefeitura Pinheiros afirmou, por meio da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, que após vistoria técnica, foi constatado que a árvore encontra-se seca. A administração municipal disse ainda que o exemplar será removido nesta terça-feira (3), “com o plantio de uma nova muda na mesma data”.

<p>Os galhos do exemplar também estão secos</p>
Os galhos do exemplar também estão secos
Foto: Leonardo Paniza / vc repórter

Queda de árvore causa morte na capital

Na última quarta-feira, um homem morreu eletrocutado na rua Tupi, região central da capital paulista, após a queda de uma árvore que atingiu a fiação elétrica e o carro da vítima. O exemplar caiu durante uma forte chuva que atingiu a cidade.

Segundo a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, 630 funcionários trabalham de segunda a sábado, distribuídos pelas 32 subprefeituras, nas remoções e podas de árvores. Os serviços atendem emergências e a programação pré-estabelecida pelos setores de áreas verdes, conforme prioridades detectadas pelos laudos técnicos.

"Em média, a prefeitura de São Paulo realiza 9.660 atendimentos (relativos) a árvores por mês, em toda cidade. Desde janeiro, já realizamos mais de 8.000 intervenções, como poda e remoções, evitando acidentes e atendendo as necessidades da cidade", afirma a administração municipal em nota. 

Entre novembro de 2014 e 4 de feveiro deste ano, 1.765 quedas de árvores foram registradas na capital, sendo que 735 caíram em quatro dias - dois em dezembro e dois em janeiro - em função dos fortes ventos que chegaram a marcar 90km/h. 

O leitor Leonardo Paniza, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade