PUBLICIDADE

Saiba como evitar e proceder em caso de vazamento de gás

Explosão na zona sul do Rio serviu de alerta para possíveis acidentes envolvendo vazamento de gás; veja dicas para evitar problemas

19 mai 2015 - 11h50
Compartilhar
Exibir comentários
Explosão deixou vários apartamentos danificados no Rio de Janeiro
Explosão deixou vários apartamentos danificados no Rio de Janeiro
Foto: José Lucena / Futura Press

A forte explosão que atingiu um prédio em São Conrado, na zona sul do Rio, nesta segunda-feira (18), deixou muitas pessoas atentas para a possibilidade de acidentes envolvendo vazamento de gás. 

Existem dois tipos de gás que são fornecidos para as residências, o gás natural e o GLP (Gás Liquefeito do Petróleo); veja qual a diferença entre eles e quais os cuidados para evitar possíveis problemas.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Gás natural X GLP

O gás natural é fornecido pelas redes de distribuição e sua pressão é sempre a mesma, permitindo que a chama fique estável. Por ser composto por metano (CH4), o gás é mais leve do que ar, o que faz com que ele se dissipe mais rápido em caso de vazamentos.

Já o GLP, mais conhecido como gás de cozinha, contém propano e butano em sua composição, o que o torna mais pesado do que o ar, dificultando sua propagação no ambiente. É um gás inflamável, por isso exige muito cuidado em seu manuseio. Por não ter cheiro, o enxofre é adicionado ao GLP para servir de alerta em casos de vazamentos. 

Evite acidentes

Acidentes envolvendo gás podem ser evitados com uma manutenção adequada e alguns cuidados básicos. De acordo com a Cartilha de Orientação disponível no site do Corpo de Bombeiros de São Paulo, é imprescindível verificar o estado do botijão de gás ao recebê-lo e ficar atento às normas de instalação e procedimento de troca.

O botijão não pode estar amassado, enferrujado ou apresentar qualquer outro tipo de danificação. Nunca coloque-os em compartimentos fechados e sem ventilação (como armários, gabinetes, vãos de escada, porões etc.), mantenha-os em local ventilado.

Outra recomendação é não instalar o botijão próximo a ralos ou grelhas de escoamento de água, pois por ser mais pesado que o ar, o gás pode se infiltrar em seu interior e explodir. Os bombeiros também orientam que não se deve virar ou deitar o botijão, pois caso exista algum resíduo de gás, ele poderá provocar graves acidentes.

Apartamento 1.001, atingido pela explosão
Apartamento 1.001, atingido pela explosão
Foto: Hélio Nogueira / Arquivo Pessoal

Vazamentos

Em caso de vazamentos, o morador deve acionar o Corpo de Bombeiros o mais rápido possível. Como primeira medida, é necessário fechar o registro de gás, desligar a chave geral da eletricidade e retirar do local qualquer material combustível. Também é importante remover o botijão para um local aberto, na impossibilidade disso, evite provocar algum tipo de faísca, como acender interruptores de luz.

- Vazamento de gás sem fogo:

• Feche o registro de gás.

• Afaste as pessoas de local.

• Não acione interruptores de eletricidade.

• Desligue a chave geral de eletricidade somente se ela estiver

fora da residência.

• Não fume nem acenda fósforos ou isqueiros.

• Se ocorrer em ambiente fechado, abra portas e janelas.

• Entre em contato com a empresa distribuidora de gás e, em casos mais graves, com o Corpo de Bombeiros (193)

-Vazamento de gás com fogo:

• Se possível, feche o registro de gás.

• Afaste as pessoas do local.

• Desligue a chave geral da eletricidade.

• Retire do local os materiais combustíveis que puder.

• Chame o Corpo de Bombeiros (193)

As principais notícias da manhã no Brasil e no mundo (19/05):
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade