PUBLICIDADE

Governo do ES decreta estado de emergência devido às chuvas

Ao menos cinco pessoas morreram e outras 19 mil foram afetadas pelas fortes chuvas que atingem o Estado desde o começo do mês

21 dez 2013 - 11h52
Compartilhar
Exibir comentários

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), encaminhou neste sábado ao governo federal decreto de estado de emergência, no Estado, por conta das fortes chuvas das últimas semanas. Até hoje, cinco pessoas morreram e outras 19 mil foram afetadas nos mais de 40 municípios atingidos pelas enchentes.

De acordo com o assessor especial do governo, Rodolfo Harckbart, Casagrande se reuniu na manhã deste sábado com o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, em Vitória, para fim de traçar as estratégias que possam minimizar os danos causados pela chuva. Além do ministro, estiveram presentes à reunião representantes da Secretaria Nacional de Defesa Civil e da Casa Civil.

“Ficou acertado que Defesa Civil nacional analisará a viabilidade de enviar cinco carros do Exército, além de geólogos, para ajudar nos trabalhos, e 3 mil kits de limpeza, 3 mil de higiene e outros 3 mil kits de dormitório (colchão travesseiro e lençóis) à população afetada”, disse.

O Estado deverá receber também uma aeronave de médio porte da Força Nacional de Segurança para auxiliar os resgates. Hoje, há e campo duas aeronaves da Polícia Militar em operações de resgate e entrega de alimentos.

Verão no ES deve ser chuvoso, alerta instituto

Chove no Estado todo desde o começo de dezembro, com uma trégua nessa sexta-feira. Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), desde o início do mês de dezembro até a quinta-feira (19), as localidades com os maiores volumes de chuva, acima dos 500 mm, foram Pontal do Ipiranga (600 mm) e Povoação (561,1), em Linhares; Águia Branca (558,7 mm); e Sooretama (505,8 mm). Na Grande Vitória, os registros foram de 472,8 mm em Vitória; e 318,6 mm, em Viana.

Para este verão, que começa hoje às 15h, o Incaper prevê bastante chuva em todo o Estado. A previsão para os próximos dias é de que um grande volume de chuva –com intermitência, inclusive, para os próximos dias.

As chuvas fortes de dezembro atingem ainda o leste de Minas Gerais, o que, alerta o instituto, pode aumentar o nível de alguns rios que passam pelas regiões Norte, Noroeste e Nordeste do Espírito Santo. Em Minas, a chuva já deixou nove mortos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade