PUBLICIDADE

WikiLeaks ameaça publicar documentos sobre a Turquia

Anúncio é feito poucos dias após tentativa de Golpe fracassada

18 jul 2016 - 16h37
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

Dias após o fracassado golpe de Estado na Turquia, o site WikiLeaks ameaçou divulgar mais de 100 mil documentos com denúncias sobre o país.

"Preparem-se para a luta, pois publicaremos mais de 100 mil documentos sobre a estrutura de poder político na Turquia", escreveram representantes da organização em sua conta no Twitter.

Em uma segunda mensagem, eles disseram se tratar de uma brincadeira, e que na verdade se tratam de mais de 500 mil documentos e 300 mil e- mails.

"Apoiadores do partido AKP (do presidente Recep Tayyip Erdogan) devem prestar atenção. Nosso megavazamento pendente de documentos tanto ajuda como prejudica o AKP. Estão prontos para descobrir tudo?", aponta uma outra publicação.

Na noite da última sexta-feira, dia 15, várias facções do Exército turco tentaram um golpe de Estado contra o governo de Erdogan. A tentativa foi fracassada e terminou com mais de 6 mil militares presos, centenas de mortos e milhares de feridos.

Há temores de que a tentativa de golpe no país sirva como combustível para Erdogan acelerar seu processo de concentração de Poder e de repressão a adversários. Seu grande objetivo é transformar a Turquia em uma república presidencialista -- hoje ela é parlamentarista. Além disso, seu governo teocrático é acusado de perseguição e censura por muitos. 

Fonte: Ansa
Compartilhar
Publicidade
Publicidade