PUBLICIDADE

Tillerson diz que EUA vão cooperar com Rússia quando for do interesse americano

16 fev 2017 - 19h27
Compartilhar
Exibir comentários

Em reunião de ministros do G20 na Alemanha, secretário de Defesa americano reafirma compromisso com aliados da Otan e insta Moscou a "honrar seus compromissos e trabalhar para atenuar a violência na Ucrânia".O secretário de Estado americano, Rex Tillerson, afirmou nesta quinta-feira (16/02) que os Estados Unidos vão cooperar com a Rússia quando isso beneficiar os americanos. Tillerson participa da reunião de ministros do G20 que ocorre até esta sexta-feira em Bonn, no oeste da Alemanha. É a primeira participação num evento internacional do novo secretário de Estado.

"Os EUA vão considerar trabalhar com a Rússia quando encontrarmos áreas de cooperação prática que vão beneficiar a população americana", declarou Tillerson, depois de um encontro com o ministro russo, Serguei Lavrov. Tillerson também instou Moscou a "honrar seus compromissos com os acordos de Minsk e trabalhar para atenuar a violência na Ucrânia".

O secretário ainda reforçou o compromisso dos EUA com seus aliados. "Onde não estivermos de acordo [com a Rússia], vamos defender os interesses e valores dos Estados Unidos e de seus aliados", disse. A declaração foi feita um dia depois de o secretário de Defesa, James Mattis, ameaçar "moderar o comprometimento" com a Otan caso outros países-membros não elevem seus gastos com defesa.

O encontro entre Tillerson e Lavrov ocorreu pouco depois da renúncia de Michael Flynn, ex-conselheiro de segurança nacional do presidente Donald Trump. Ele negou às autoridades em Washington ter conversado com um embaixador russo sobre a retirada das sanções à Rússia impostas pelo governo do ex-presidente Barack Obama em reação a uma suposta interferência russa nas eleições presidenciais americanas.

Conflito no leste da Ucrânia

Em seu pronunciamento, o ministro alemão do Exterior, Sigmar Gabriel, apelou à Rússia para que use sua influência junto aos separatistas ucranianos para facilitar a retirada de armas e pôr fim à violência no leste da Ucrânia. Em conversa com Lavrov, Gabriel ressaltou que a remoção de armas pesadas é "essencial" para fortalecer o frágil acordo de Minsk, que estabeleceu um cessar-fogo na região. Contudo, as tensões entre os separatistas e forças do governo ucraniano têm aumentado nas últimas semanas.

Gabriel também ressaltou que formas de estabelecer a paz duradoura na Ucrânia devem ser um dos principais temas da Conferência de Segurança de Munique, neste fim de semana.

A reunião de dois dias de ministros do Exterior do G20 em Bonn é um preparativo para a próxima reunião de cúpula do grupo, que terá lugar em Hamburgo, em julho.

KG/afp/rtr/ap

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade