PUBLICIDADE

Risco de contrair zika na Rio 2016 é baixo, afirma OMS

29 jul 2016 - 11h42
Compartilhar
Exibir comentários

Diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, que irá ao Brasil durante os Jogos Olímpicos, diz que perigo de infecções é "controlável", mas pede que as pessoas se protejam com repelentes e preservativos.

O risco de infecção pelo vírus zika durante os Jogos Olímpicos do Rio é baixo e controlável, afirmou nesta sexta-feira (29/07) a diretora-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Chan.

Quase meio milhão de pessoas são esperadas no Rio de Janeiro durante os Jogos. As preocupações com a segurança, a crise econômica e o surto do vírus zika assustam muitos turistas, com um terço dos ingressos ainda não vendidos.

O Brasil é o país mais afetado pelo surto, razão pela qual muitos médicos, atletas e potenciais visitantes expressaram temores de que os Jogos Olímpicos possam resultar numa disseminação global do vírus.

"Percebemos que o risco de infecções do vírus zika num indivíduo é baixo e controlável, contanto que as pessoas tomem as medidas individuais de proteção adequadas, incluindo o uso de repelentes de insetos e ao vestir roupas que impeçam as picadas", afirmou Chan. A diretora-geral explicou que essa avaliação tem como base medidas recentes tomadas pelo Brasil para combater o vírus.

Chan ainda recomendou aos visitantes que tomem medidas adicionais de proteção, considerando que o vírus se espalha primeiramente através da picada de insetos contaminados, mas também pode ser transmitido sexualmente. "Quando forem ao Brasil, pratiquem o sexo seguro, por favor, usem preservativos", disse a diretora-geral.

"Sabemos através das evidências mais recentes que não apenas os homens infectados podem transmitir a doença a seus parceiros. Já houve um caso de uma mulher que transmitiu a um homem, o que significa que [a transmissão] pode acontecer nas duas direções", disse Chan, que irá Rio de Janeiro durante os Jogos.

A OMS afirma que há grande consenso científico de que o zika esteja associado ao surto de microcefalia em bebês, além da síndrome de Guillain-Barré, um distúrbio neurológico.

RC/rtr

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade