PUBLICIDADE

Populistas de direita definem candidatos na Alemanha

23 abr 2017 - 14h26
(atualizado às 15h47)
Compartilhar
Exibir comentários

Em congresso marcado por rachas, partido Alternativa para a Alemanha decide que seu cofundador Alexander Gauland e a pouco conhecida Alice Weidel vão encabeçar campanha para as eleições legislativas de setembro.O partido populista de direita Alternativa para a Alemanha (AfD, na sigla em alemão) decidiu neste domingo (23/05) que o publicitário Alexander Gauland e a economista Alice Weidel vão liderar a campanha para as eleições legislativas de setembro.

Ex-membro da ala mais dura do partido de Angela Merkel, Gauland, de 76 anos, é um dos integrantes mais proeminentes da AfD, da qual é cofundador, e talvez o maior rival de Petry. Weidel, por outro lado, é pouco conhecida e nunca exerceu cargo político.

Gauland é, além disso, considerado um apoiador de um dos principais membros da AfD, Bjoern Hoecke, que causou indignação em janeiro ao chamar o Memorial do Holocausto da capital alemã de "monumento da vergonha".

Segundo as últimas pesquisas, a AfD deve conseguir entre 8% e 10% dos votos, um declínio em relação às sondagens do ano passado, porém ainda acima do limiar de 5% necessários para entrar no Parlamento alemão.

A decisão, tomada em Congresso nacional em Colônia, ocorre dias depois de Frauke Petry, rosto mais conhecido do partido, anunciar que não vai concorrer à Chancelaria Federal nas eleições gerais de 24 de setembro.

O gesto é visto como um reflexo de rachas internos entre os populistas de direita alemães, que almejam conquistar pela primeira vez assento no Parlamento alemão.

Copresidente da AfD, Petry disse que o partido precisa criar o caminho para uma "mudança espiritual e moral na Alemanha" e no restante da Europa. Mas a maioria dos membros presentes rejeitaram os planos de Petry para o futuro da legenda.

A política de 41 anos, que se tornou colíder da AfD em 2015, derrubou o cofundador Bernd Lucke e mudou o foco do partido de questões econômicas para imigração e islã. Os índices do partido saltaram nas pesquisas após o afluxo de refugiados na Alemanha, no fim de 2015 e início de 2016, e a AfD conseguiu assentos em 11 parlamentos regionais.

No entanto, o partido, fundado em 2013, vem perdendo prestígio nos últimos meses, com a crise migratória deixando de ocupar manchetes e em meio a brigas internas, entre Petry e o marido, Marcus Pretzell, e outros políticos da legenda.

Integrante da ala mais moderada, Petry enfrenta forças nacionalistas e ultradireitistas. Segundo ela, a falta de uma estratégia comum vem prejudicando a imagem da AfD.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade