PUBLICIDADE

Mundo

Venezuela e Angola integrarão Conselho de Segurança da ONU

Atualmente, conselho tem Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Rússia e China como membros permanentes. Brasil tem cobrado a necessidade de reforma para incluir mais países

16 out 2014 - 15h47
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Reuni&atilde;o com membros do Conselho de Seguran&ccedil;a da ONU, em Nova York</p>
Reunião com membros do Conselho de Segurança da ONU, em Nova York
Foto: Eduardo Munoz / Reuters

Nesta quinta-feira, Venezuela, Espanha, Malásia, Angola e Nova Zelândia conseguiram assentos temporários no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Eles serão ocupados nos próximos dois anos a partir de 1º de janeiro.

Os 193 membros da Assembleia Geral da ONU escolheram a Venezuela com 181 votos a favor, a Malásia com 187, a Angola com 190 e a Nova Zelândia com 145. A Espanha venceu a Turquia em uma votação de desempate.

Atualmente, o Conselho de Segurança tem cinco membros permanentes: Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Rússia e China, composição que em grande parte reflete o equilíbrio de poder global logo após a 2ª Guerra Mundial.

O Brasil tem cobrado reiteradas vezes a necessidade de reforma do órgão para incluir mais países.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade