PUBLICIDADE

América Latina

Restos mortais de Fidel Castro chegam a Santiago de Cuba

3 dez 2016 - 16h01
(atualizado às 18h41)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: EFE

Os restos mortais de Fidel Castro chegaram neste sábado à cidade de Santiago de Cuba, última etapa do percurso realizado pelo país e onde as pessoas poderão se despedir do ex-líder em um grande evento na tarde deste sábado, antes da cerimônia de inumação prevista para ocorrer amanhã.

O cortejo fúnebre, que segue em sentido inverso ao caminho da "Caravana da Liberdade", de 1959, entrou em Santiago de Cuba pela cidade do Cobre, entre está a imagem de Nossa Senhora da Caridade, a padroeira do país, e considerada a protetora dos guerreiros que lutaram pela independência da ilha.

Em ambos os lados da estrada central, milhares de cubanos se aglomeravam para receber o cortejo com bandeiras cubanas e retratos de Fidel Castro, uma cena que se repetiu durante os quatro dias que durou o trajeto pela ilha.

Além disso, alguns carregavam bandeiras do Movimento 26 de Julho, grupo rebelde comandado por Fidel, que teve uma forte presença em Santiago durante os três anos de duração da luta, que terminaria com vitória da Revolução Cubana em janeiro de 1959.

Nomeada "Cidade Herói" pelo governo cubano, Santiago de Cuba foi palco de sangrentos enfrentamentos entre os insurgentes que combatiam o então presidente do país, Fulgencio Batista, além de ser um dos pontos mais importantes de apoio do "Exército Rebelde" de Fidel devido à proximidade com Serra Maestra, a base da guerrilha.

A cidade também está muito ligada à trajetória histórica de Fidel, porque nela está o quartel de Moncada, cujo ataque fracassado marca o início da insurreição liderada pelo ex-líder. Foi no local que ele proferiu a famosa frase "a história me absolverá".

A urna que contém as cinzas de Fidel percorrerá as principais avenidas de Santiago de Cuba até chegar ao Moncada, transformado em uma escola. De lá, vai até à Praça Antonio Maceo, onde será realizado o último evento público de despedida, com a presença do irmão mais novo de Fidel, Raúl Castro, atual presidente cubano.

Amanhã, às 7h locais (10h em Brasília), as cinzas percorrerão as ruas da cidade pela última vez. Depois, serão levadas a uma cerimônia íntima no cemitério de Santa Ifigenia, onde Fidel descansará ao lado do herói nacional cubano José Martí.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade