PUBLICIDADE

Mundo

Reino Unido: Boris Johnson descarta disputar cargo de premiê

30 jun 2016 - 08h52
(atualizado às 10h08)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

O ex-prefeito de Londres Boris Johnson surpreendeu nesta quinta-feira (30) e fez um pronunciamento em que informou que não concorrerá ao cargo de líder do Partido Conservador e, consequententemente, ao posto de sucessor do primeiro-ministro David Cameron. 

"Não vou me candidatar à liderança do Tory [Conservadores]. Consultei amigos e, tendo em vista as circunstâncias do Parlamento, concluí que essa pessoa não pode ser eu", disse Johson.

O principal líder da campanha pela saída do Reino Unido da União Europeia, que era apontado como o novo premiê britânico, afirmou ainda que este "é um momento de esperança e de ambição para o Reino Unido" e que "esta é a chance de construir um país com uma economia da qual todos tirem vantagem".  

"Uma economia não pode ser baseada só no mercado único, mas quero um capitalismo mais justo para aqueles que são esquecidos", disse ainda o conservador, que não abriu espaço para perguntas de jornalistas.

Apesar de Johnson não ter entrado na disputa, mais duas lideranças anunciaram suas candidaturas ao posto. O ministro da Justiça, Michael Gove, informou que vai concorrer ao posto de líder conservador. Também a ministra do Interior, Theresa May, entrou na disputa para "unir a Grã-Bretanha". Ela é apontada pelos jornais locais como a favorita. O ex-ministro da Defesa Liam Fox e a subsecretária do Tesouro, Andrea Leadsom, também estão correndo por fora.

As indicações devem ser enviadas até esta quinta-feira. A disputa pelo poder entre os conservadores ocorre depois de Cameron ter anunciado sua renúncia ao posto de premiê por causa da vitória do Brexit na última sexta-feira (24). Apesar de ter proposto o referendo, Cameron era favorável à permanência do Reino Unido no bloco econômico.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade