PUBLICIDADE

Mundo

Precisamos nos esconder em teatro, diz brasileira em Munique

22 jul 2016 - 18h01
(atualizado às 18h28)
Compartilhar
Exibir comentários

A tradutora brasileira Andrea Sipolo, de 35 anos, passeava com amigos pelo centro de Munique no momento em que o tiroteio no shopping Olympia, no bairro de Moosach, espalhou o pânico pela cidade.

Brasileira se abrigou no Teatro Nacional, no centro de Munique, e registrou tensão por lá
Brasileira se abrigou no Teatro Nacional, no centro de Munique, e registrou tensão por lá
Foto: Andrea Sipolo / BBCBrasil.com

Ela conta que se abrigou dentro do prédio do Teatro Nacional, sede da Ópera de Munique. Até a publicação desta reportagem, ela ainda não havia saído de lá - a polícia recomendou que as pessoas ficassem onde estão, ou seja, não saíssem às ruas.

"Vimos algumas pessoas correndo e a gente começou a correr para o mesmo lado que elas. Estávamos perto da ópera, e havia muitas pessoas falando: 'Entrem aqui'. Nós entramos e ficamos aqui numa sala. Num dado momento, a gente ouviu uns gritos lá de fora. Ficamos nervosos, mas, segundo eles, era apenas uma pessoa que entrou em pânico", diz Andrea, que mora na cidade.

De acordo com a polícia local, os responsáveis pelo tiroteio no centro comercial, que deixou pelo menos oito mortos, ainda estão foragidos e por isso a recomendação é que as ruas estejam livres.

Os serviços de trens, bondes e linhas de ônibus da cidade foram suspensos, e a principal estação de trem foi evacuada - por isso, pessoas como a brasileira enfrentavam dificuldades para ir para casa.

"Nós estamos aqui dentro do teatro. Ficamos nervosos e fomos para outra sala porque a gente queria ficar longe das portas. Não há policiais aqui dentro", relatou.

A mineira Anneliese mora com o marido em Munique há dois anos
A mineira Anneliese mora com o marido em Munique há dois anos
Foto: Anneliese-Strauß / BBC News Brasil

A engenheira de produção mineira Anneliese Strauß, que mora em Munique há dois anos, diz que o sentimento é inédito.

"Estou experimentando esse momento de terror e insegurança, que não é algo comum em Munique. Estávamos em casa quando começamos a receber mensagens dos amigos falando sobre o ataque", disse ela à BBC Brasil.

Segundo ela, as pessoas estão preferindo seguir as recomendações da polícia.

"Acho que até os mais céticos estão preferindo ficar em casa. Todos os meus amigos já informaram que estão em casa ou abrigados em algum lugar. Uma amiga está na biblioteca, outra presa no trânsito. É uma situação diferente para a vida segura de Munique. Muita gente ainda está em choque", conta.

Atirador ataca pessoas na rua em Munique:
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade