PUBLICIDADE

Mundo

Países pobres abrigam 50% dos refugiados; ricos, 9%

Estudo foi divulgado pela ONG Oxfam International

18 jul 2016 - 16h40
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

Um estudo divulgado pela ONG Oxfam nesta segunda-feira mostra que países subdesenvolvidos abrigam 50% dos solicitantes de refúgio e refugiados do mundo, enquanto as seis nações mais ricas respondem por menos de 9% do total.

De acordo com a entidade, Jordânia, Turquia, Líbano, Paquistão, África do Sul e Palestina, que detêm somente 2% do Produto Interno Bruto (PIB) global, acolhem a metade das pessoas que fogem de seus países por causa de perseguições e guerras.

Por outro lado, Estados Unidos, China, Japão, Alemanha, França e Reino Unido, os seis mais ricos do planeta, abrigam 8,88%, ainda que Berlim tenha aumentado seu acolhimento a refugiados e solicitantes de refúgio nos últimos meses devido à maior crise migratória desde a Segunda Guerra Mundial.

"É vergonhoso que tantos governos virem as costas para o sofrimento de milhões de pessoas vulneráveis que tiveram de deixar suas casas, frequentemente arriscando suas vidas em busca de segurança", declarou a diretora-executiva da Oxfam International, Winnie Byanyima.

Atualmente, o mundo conta com mais de 65 milhões de indivíduos forçados a saírem de casa por causa de conflitos, dos quais um terço é formado por solicitantes de refúgio e refugiados. O restante é de deslocados internos. A guerra civil na Síria é o principal motivo dessa tragédia humanitária, mas também há milhões de fugitivos de países como Sudão do Sul, Eritreia, Etiópia, Nigéria, Iraque e Iêmen. 

Fonte: Ansa
Compartilhar
Publicidade
Publicidade