PUBLICIDADE

Oriente Médio

Turquia concluirá muro de 911 quilômetros na fronteira com a Síria em 2017

2 nov 2016 - 13h00
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro da Defesa da Turquia, Fikri Isik, anunciou nesta quarta-feira que o muro de 911 quilômetros que seu país está construindo na fronteira com a Síria será terminado no primeiro semestre de 2017.

"Até o momento, foram construídos 268 quilômetros. Ainda faltam outros 528", informou Isik em declarações exibidas pela emissora de televisão "CNNTÜRK".

Além disso, o ministro turco afirmou que o posicionamento de tanques realizados pelas forças armadas de seu país ontem perto da cidade de Silopi, nas imediações das fronteiras com a Síria e com o Iraque, foi uma preparação para possíveis eventos futuros na região.

Isik insistiu que essa manobra, assim como o muro na fronteira com a Síria, são parte das medidas para garantir a segurança da fronteira da Turquia.

Em resposta a essa ação, o primeiro-ministro iraquiano, Haider al Abadi, afirmou ontem que seu país não quer "uma guerra com a Turquia", mas que estará "preparado para isso" se não se puder evitar um confronto.

"Consideraremos a Turquia um inimigo e a trataremos como tal", acrescentou Abadi.

Isik, por sua vez, disse que a Turquia respeitará a integridade do território iraquiano, mas que não tolerará mudanças na demografia natural de Mossul uma vez que a cidade seja libertada do domínio do grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

A maioria dos combatentes do EI deixou a região leste de Mossul após o avanço das tropas iraquianas, informaram nesta quarta-feira comandantes do alto escalão de segurança do Iraque.

O ministro da Turquia acrescentou que os soldados turcos dialogaram com forças americanas sobre a possível libertação da cidade síria de Al Raqqa do EI e que Ancara oferecerá todo o apoio à operação, desde que as milícias curdo-sírias (YPG, sigla em curdo), dependentes do Partido da União Democrática (PYD, sigla em curdo), não participem da mesma.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade