PUBLICIDADE

Oriente Médio

Turcos informam início da retirada de civis de Aleppo

15 dez 2016 - 07h17
(atualizado às 08h49)
Compartilhar
Exibir comentários
Ônibus aguardam em área controlada pelo governo para a retirada de civis de Aleppo
Ônibus aguardam em área controlada pelo governo para a retirada de civis de Aleppo
Foto: Reuters

A retirada de civis dos bairros controlados pelos rebeldes em Aleppo, na Síria, começou na manhã desta quinta-feira após um novo acordo de cessar-fogo, informou a presidência da Turquia, embora vários veículos de imprensa continuem relatando que ainda acontecem tiroteios e que a situação é confusa.

"A saída de Aleppo está começando. Tomamos todas as precauções em Idlib e na parte turca (da fronteira). Esperamos por nossos irmãos e irmãs" anunciou o porta-voz da presidência turca, Ibrahim Kalin, através da rede social Twitter.

A emissora pública turca TRT afirmou que os primeiros ônibus já deixaram Aleppo, mas a agência Anadolu disse que um comboio de civis foi baleado ao alcançar a periferia e retornou para a cidade.

Uma pessoa morreu no tiroteio e quatro ficaram feridos em um tiroteio que a agência Anadolu atribui a "franco-atiradores de milícias xiitas sob comando do Irã".

O incidente aconteceu no bairro de Ramuza, no sudoeste de Aleppo, enquanto o comboio aguardava em um ponto de controle do Exército sírio, afirma a agência de notícias.

A emissora de TV CNNTurk mostra imagens de longas filas de micro-ônibus e caminhonetes aparentemente esperando para sair.

De acordo com o Observatório Sírio de Direitos Humanos, pelo menos três pessoas ficaram feridas por tiros das forças governamentais contra a região em poder dos rebeldes.

Os feridos estavam retirando sacos de areia quando foram atingidos pelos disparos na área de Tel Zarazir, em Al Sukari, sob controle da oposição.

A Defesa Civil Síria informou através do Twitter que um de seus voluntários ficou ferido hoje pelos disparos de um franco-atirador, quando ele abria o caminho onde acontecerá a retirada de feridos e doentes do leste de Aleppo.

Cem voluntários e trabalhadores do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e do Crescente Vermelho Sírio estão atuando em Aleppo para facilitar a saída de doentes e feridos do leste da cidade.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade