PUBLICIDADE

Europa

Inteligência da Turquia diz que golpe de Estado fracassou

15 jul 2016 - 21h35
(atualizado às 21h40)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: EFE

O Serviço de Inteligência da Turquia (MIT) disse que fracassou a tentativa de golpe de Estado vivida no país, mas que ainda restam alguns focos de resistência por parte dos militares rebeldes, que serão julgados por traição.

"A tentativa de golpe fracassou. Quase terminou. Em algumas partes há ainda pequenos enfrentamentos. O golpe está sendo rejeitado, mas há alguns (rebeldes) que resistem. A partir de amanhã os responsáveis pela tentativa serão julgados como traidores", afirmou à imprensa Nuh Yilmaz, subsecretário de Imprensa do MIT.

Segundo a emissora NTV, Hulusi Akar, o chefe de Estado-Maior que tinha sido capturado pelos rebeldes, foi libertado.

Além disso, os tanques que tinham tomado posições em frente ao aeroporto Atatürk de Istambul, o maior da Turquia, se retiraram, assim como os soldados que cercavam suas instalações. O aeroporto foi tomado pela polícia e por centenas de civis.

Foto: EFE

Os veículos de comunicação informaram também que um grupo de militares golpistas que tinham ocupado um das pontes sobre o Bósforo em Istambul foram ameaçados a render-se. 

Também há relatos na imprensa local que um caça derrubou um dos helicópteros rebeldes. O próprio Yilmaz garantiu que vários aparelhos tinham sido abatidos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade