PUBLICIDADE

Oriente Médio

Obama oferece ajuda a Erdogan após atentado em Istambul

29 jun 2016 - 13h22
(atualizado às 16h48)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conversou por telefone nesta quarta-feira com o chefe de Estado da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, para oferecer suas "condolências" e "assistência" nas investigações sobre o atentado contra o aeroporto de Istambul ocorrido ontem, que deixou pelo menos 41 mortos e mais de 200 feridos.

Obama
Obama
Foto: EFE

"Esta manhã, o presidente falou por telefone com o presidente Erdogan da Turquia", afirmou Josh Earnest, porta-voz da Casa Branca aos jornalistas que acompanham Obama em sua viagem a Ottawa, a capital canadense, para participar da Cúpula da América do Norte junto com os líderes de Canadá e México.

"No contexto desse telefonema", acrescentou Earnest, Obama "ofereceu assistência aos turcos nas investigações" do ataque e "para fortalecer a segurança no país".

O porta-voz afirmou que o presidente americano "também ofereceu suas profundas condolências em nome do povo dos EUA pelas vidas perdidas no atentado contra o aeroporto de Istambul".

Por enquanto, nenhum grupo reivindicou responsabilidade pelo atentado, mas o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, afirmou durante a madrugada que "os primeiros indícios apontam o Estado Islâmico (EI)" como o autor do massacre.

Earnest evitou confirmar este ponto e se limitou a assegurar que "qualquer informação que possa ser útil para a investigação turca será compartilhada" com as autoridades.

Por último, Earnest disse que, "no contexto da próxima viagem" de Obama a Varsóvia, na Polônia, para participar da Cúpula da Otan. entre os dias 8 e 9 de julho, o presidente americano terá a "oportunidade" de se reunir com os aliados, entre eles a Turquia, e poderá ter um encontro com Erdogan.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade