PUBLICIDADE

Oriente Médio

Netanyahu trabalhar�� com Trump "para alcan��ar a paz com seus vizinhos"

27 mar 2017 - 13h36
(atualizado às 14h57)
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta segunda-feira estar comprometido a trabalhar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para alcan��ar a paz com os palestinos e com todos os seus vizinhos.

"A m��o de Israel e a minha est��o estendidas a todos os nossos vizinhos em paz", disse Netanyahu em um discurso por videoconfer��ncia na reuni��o anual do Comit�� Americano-Israelense de Atividades Pol��ticas (Aipac), principal grupo de press��o pr��-Israel nos EUA, realizado em Washington.

"Acredito que os perigos comuns que enfrentam Israel e muitos de nossos vizinhos ��rabes oferecem agora uma rara oportunidade de construir pontes para um futuro melhor: um futuro mais pr��spero, mais seguro e mais pac��fico", ressaltou.

Netanyahu se referiu �� Autoridade Nacional Palestina (ANP), �� qual pediu para "parar de ensinar ��dio e de financiar os terroristas", assim como "deixar de negar nossa legitimidade e nossa hist��ria, reconhecer de uma vez por todas o Estado judeu".

O chefe de governo insistiu que "Israel n��o tem amigo melhor que os EUA, nem os EUA que Israel" e se mostrou seguro de que a alian��a entre os dois pa��ses crescer�� ainda mais nos pr��ximos anos.

Netanyahu tamb��m se referiu ao Ir�� como a maior amea��a do pa��s, e apelou a um trabalho conjunto com o Executivo de Trump para "impedir que desenvolva armas nucleares".

"Nossa associa����o significa enfrentar a agress��o do Ir�� na regi��o e seu terrorismo no mundo todo", mencionou.

O premi�� israelense tamb��m falou do papel da alian��a entre EUA e Israel para "derrotar totalmente o Estado Isl��mico", e pediu que se construam la��os "com aqueles moderados que buscam criar um futuro melhor e abra��ar a modernidade e a paz".

"Nesta batalha entre a modernidade e o medievalismo, cada vez mais pa��ses da regi��o e de fora da regi��o, no mundo todo, se d��o conta de que Israel est�� ao seu lado", afirmou.

Netanyahu deu seu discurso ap��s o vice-presidente americano, Mike Pence, participar no domingo da inaugura����o do f��rum, onde reafirmou o compromisso de Trump com uma "paz duradoura" no Oriente M��dio.

"O presidente Trump est�� investindo em encontrar uma solu����o equitativa" ao conflito entre israelenses e palestinos, ressaltou Pence, ao ressaltar que "deve haver compromissos" das duas partes.

No entanto, o vice-presidente americano advertiu que os EUA "nunca comprometer��o a seguran��a do Estado de Israel".

A confer��ncia do Aipac acontece este ano ap��s Donald Trump receber Netanyahu em fevereiro na Casa Branca.

Trump ent��o tomou dist��ncia de uma pol��tica que seus tr��s antecessores mantiveram ao indicar que paz no Oriente M��dio n��o passa necessariamente pela cria����o de um Estado palestino, embora tenha pedido a Israel que "contenha um pouco" a expans��o de seus assentamentos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade