PUBLICIDADE

Oriente Médio

Netanyahu acredita que Israel está "no começo de um novo período diplomático"

5 fev 2017 - 11h41
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou neste domingo que o país está "no começo de um novo período diplomático significativo", no mesmo dia em que viajará para o Reino Unido para se reunir pela primeira vez com sua colega britânica, Theresa May, informou um comunicado oficial.

Assim declarou ao começo de sua reunião semanal com seu gabinete de governo horas antes do encontro previsto para amanhã em Londres, no qual participará o ministro das Relações Exteriores britânico, Boris Johnson (cargo que também ostenta Netanyahu no Executivo israelense) e onde as partes discutirão "o fortalecimento dos laços políticos, de segurança, econômicos e tecnológicos".

Além disso, abordarão a maneira de melhorar a cooperação ciberespacial.

O líder israelense antecipou que insistirá na "necessidade de uma frente comum contra a agressão desafiante do Irã", em referência aos controversos testes de mísseis balísticos feitos pelo país nos últimos dias e que foram condenados por parte da comunidade internacional, incluídos EUA e Israel.

A visita ao Reino Unido, que se estenderá durante 24 horas, servirá para que Netanyahu afiance suas relações com Londres como parte de um eixo de colaboração estratégica entre Estados Unidos, Reino Unido e Israel, segundo destacou a imprensa local durante o fim de semana.

May se reuniu no final de janeiro em Washington com o novo presidente americano, Donald Trump, e Netanyahu fará o mesmo no próximo dia 15.

Um porta-voz da primeira-ministra britânica indicou nesta semana que May aproveitará o encontro para expressar a inconformidade do Reino Unido com a construção de assentamentos israelenses em território palestino ocupado, mas precisou que isso não centrará as conversas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade