PUBLICIDADE

Oriente Médio

Líbano tem novo governo presidido por Saad Hariri

18 dez 2016 - 20h38
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro do Líbano, Saad Hariri, anunciou neste domingo seu novo gabinete composto por 30 integrantes, quase dois meses depois de receber, do presidente do Líbano, Michel Aoun, a incumbência de formar governo.

Antes do anúncio, o secretário-geral da presidência do Conselho, Fouad Fleyfel fez a leitura do decreto de formação do governo de Hariri assinado pelo chefe do Estado. Trata-se do primeiro governo de Aoun, eleito em 31 de outubro, e compreende ao próprio Hariri, 23 ministros gerais e seis ministros de Estado, divididos igualmente entre cristãos e muçulmanos, assim como alguns nomeados pelo chefe do Estado.

Hariri afirmou que seu governo "é de união nacional" e vai trabalhar com o parlamento na elaboração de uma nova lei eleitoral, que deverá incluir uma parcela para a justa representação das mulheres.

Ele garantiu que o novo governo trabalhará para resolver os problemas que os libaneses sofrem, como a "crise do lixo, a água e a eletricidade", que não tiveram solução em 26 anos depois de 15 anos de guerra (1975-1990).

Apena uma mulher foi nomeada ministra no novo gabinete de Hariri. Inaya Ezzeddine ficará com a pasta da reforma administrativa.

O partido Kataeb rejeitou fazer parte do governo, apesar de Hariri oferecer o cargo de ministro de Estado ao presidente do partido, Samy Gemayel. Hariri disse que Gemayel recusou o convite, "apesar de todas as tentativas".

Segundo ele, o governo vai tentar conseguir ajuda da comunidade internacional para o Líbano e para os sírios "frente à barbárie da qual hoje é testemunha a cidade de Aleppo".

Antes do anúncio do novo governo, Hariri e o presidente do parlamento foram ao Palácio de Baabda para reunião com o presidente Aoun.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade