PUBLICIDADE

Oriente Médio

Forças iraquianas e curdas libertam do EI outras 5 aldeias próximas de Mossul

17 out 2016 - 11h59
Compartilhar
Exibir comentários

As forças conjuntas iraquianas e curdas conseguiram libertar do controle jihadista outras cinco aldeias ao nordeste de Mossul, no norte do Iraque, elevando para nove o número de populações recuperadas desde o início da ofensiva para reconquistar a cidade.

A chefia de operações para a libertação da província de Ninawa, da qual Mossul é capital, informou em comunicado que as tropas iraquianas e curdas conseguiram entrar nas aldeias de Basejra, Sheikh Amir, Beda al Kjubra, Bedna al Sugra e Keberli, localizadas na região de Al Hamdaniya, depois que os soldados as cercaram.

Al Hamdaniya está situada na linha da ofensiva de Al Jazer, cerca de 17 quilômetros ao nordeste de Mossul.

Na manhã de hoje, foram reconquistadas as aldeias de Shaquli, Teryala, Baskeratan e Jeraba Sultan, que estavam sob controle do Estado Islâmico e também ficam em Al Hamdaniya, após um intenso bombardeio aéreo e de artilharia.

A ofensiva por terra para libertar Mossul e as áreas e populações de seus arredores começou durante a madrugada e conta com a cobertura de aviões de guerra iraquianos e da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos.

A chefia de operações informou anteriormente em um comunicado que os ataques aéreos têm como alvo a região de Sahel Ninawa, especialmente a área de Bashika, cerca de 14 quilômetros ao norte da cidade.

Além disso, a artilharia pesada dos exércitos iraquiano e curdo ("peshmerga") começou a bombardear fortemente Bashika e outras áreas de Sahel Ninawa, inclusive com foguetes, para preparar a reconquista da região.

O início da operação militar para libertar Mossul do EI foi anunciado durante a madrugada pelo primeiro-ministro iraquiano, Haider al Abadi, que prometeu restabelecer a estabilidade na segunda cidade mais importante do Iraque, que é controlada pelos jihadistas desde junho de 2014.

Desde a semana passada, diferentes corpos das forças iraquianas, apoiados pela coalizão internacional, realizaram os últimos preparativos para a batalha, após a retomada de terreno controlado pelo EI nos arredores de Mossul nos últimos meses.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade