PUBLICIDADE

Oriente Médio

EUA afirmam que assentamentos israelenses "não ajudam" a conseguir a paz

3 fev 2017 - 01h46
Compartilhar
Exibir comentários

O governo dos Estados Unidos afirmou na quinta-feira que a construção de novos assentamentos nos territórios ocupados "não ajuda" a conseguir a paz entre Israel e Palestina, mas lembrou que a administração de Donald Trump ainda não adotou uma posição oficial sobre essas colônias.

"Embora não acreditamos que a existência de assentamentos seja um impedimento para a paz, a construção de novos assentamentos ou a expansão dos já existentes além de seus limites atuais pode ser de grande ajuda para alcançar esse propósito", disse a Casa Branca através de um comunicado.

Esta é a resposta da Casa Branca para a aprovação da última terça-feira por parte de Israel da construção de 3 mil novas casas em colônias dos territórios palestinos ocupados da Cisjordânia, uma semana após haver autorizado outras 2,5 mil.

É também o primeiro pronunciamento crítico em relação a Israel do novo governo americano, que se presume, será muito mais próximo da política israelense do que o do ex-presidente Barack Obama.

No comunicado, a Casa Branca afirmou que espera resolver os problemas das colônias diretamente com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, no próximo dia 15, durante sua visita a Washington, antes de adotar uma posição oficial.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade