PUBLICIDADE

Oriente Médio

Estado Islâmico reivindica autoria de atentado em Istambul

2 jan 2017 - 07h02
(atualizado às 08h40)
Compartilhar
Exibir comentários
Pessoas depositam flores e velas em barreira em frente à boate Reina onde aconteceu o ataque terrorista no Ano-Novo.
Pessoas depositam flores e velas em barreira em frente à boate Reina onde aconteceu o ataque terrorista no Ano-Novo.
Foto: EFE

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) reivindicou nesta segunda-feira a autoria do atentado que matou 39 pessoas e feriu outras 69 na boate Reina, em Istambul (Turquia), durante a celebração de Ano-Novo.

Em comunicado divulgado através da internet, o EI afirmou que o autor do massacre, que segue foragido, é um "heroico soldado do califado" autoproclamado pela organização jihadista.

O terrorista que matou 39 pessoas e feriu outras 69 no clube segue foragido, apesar da ampla operação realizada pelas forças de segurança, descarregou 180 balas antes de abandonar sua arma no local.

De acordo com o jornal HaberTurk, os especialistas deduzem do fato que tenha descarregado 180 balas que chegou mudar seis vezes de cartucho.

O ataque aconteceu por volta das 1h30 (hora local) na famosa boate situada na margem europeia do rio Bósforo, onde centenas de pessoas festejavam a chegada do Ano-Novo.

Supostamente, o atacante chegou ao bairro de Ortakoy em um táxi e caminhou quatro minutos até o clube, onde disparou contra um policial para poder entrar na boate.

No meio do caos e pânico que se instalou no clube, o autor deixou a arma e sua jaqueta no local antes de fugir.

No entanto, a polícia não encontrou impressões digitais em seus pertences.

O autor do atentado atuou de maneira "extremamente profissional" e, por sua forma de caminhar, parece que teria sofrido em algum momento anterior um disparo em sua perna direita, explicou Abdullah Agar, especialista em terrorismo, à emissora CNNTurk.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade