PUBLICIDADE

Oriente Médio

EI entra na cidade monumental de Palmira após combates contra exército sírio

10 dez 2016 - 15h38
Compartilhar
Exibir comentários

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) conseguiu neste sábado entrar novamente na cidade monumental de Palmira, no leste da província de Homs, no centro da Síria, onde está lutando contra o exército sírio, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

Os jihadistas avançaram pelos arredores do hospital de Palmira, na periferia noroeste da cidade, após controlar o distrito Al Ameriya, no norte.

Além disso, conseguiram dominar o monte Al Tar, próximo à cidadela antiga, localizada nos arredores, que foi alvo do lançamento de projéteis e dos disparos de armas automáticas dos extremistas.

A ONG acrescentou que se ouviu o barulho da explosão de um carro-bomba do EI na região dos silos do sul e do aeroporto de Palmira.

Enquanto isso prosseguem os confrontos entre os jihadistas e os soldados governamentais sírios em outras partes do leste de Homs, onde o EI iniciou uma ofensiva há dois dias e conquistou o monte Al Hial, os silos de Palmira, a fortaleza antiga de Al Halabat e os campos de petróleo e gás de Yazal, Yahar e Al Mahar.

Anteriormente, o Observatório tinha informado que um avião de guerra sírio tinha caído nos arredores da jazida de petróleo de Yazal por motivos que ainda se desconhecem. Além disso, não se sabe o paradeiro de sua tripulação.

Em maio de 2015, o EI desenvolveu uma ofensiva no leste de Homs na qual tomou Palmira, cujas ruínas são Patrimônio Mundial da Unesco e que esteve sob o jugo dos jihadistas durante dez meses, até que as forças armadas sírias recuperaram seu controle com o apoio da aviação russa no último dia 27 de março.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade