PUBLICIDADE

Oriente Médio

Curdos e rebeldes sírios apoiados pela Turquia entram em confronto em Aleppo

22 out 2016 - 14h31
Compartilhar
Exibir comentários

Intensos confrontos foram registrados neste sábado entre membros das Forças da Síria Democrática (FSD), aliança armada curdo-árabe, e facções da oposição síria apoiadas pela Turquia em várias regiões do norte da província de Aleppo.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos informou que os confrontos estão ocorrendo nos arredores dos povoados de Al Sheikh Aisa, Herbel e Un Hush, todos controlados pelas FSD. A artilharia turca lançou mais de 200 projéteis contrao os locais dominados pela aliança curda, como também a represa de Shahba-e-Hasayak.

A ONG afirmou que pelo menos 13 membros das facções rebeldes sírias e três das FSD morreram nas últimas 24 horas. Bombardeios de aviões turcos, porém, mataram outros 15 milicianos curdos nos últimos três dias, de acordo com o Observatório.

As Unidades de Proteção do Povo Curdo (YPG) - principal componente das FSD - afirmaram pelo Twitter que o Exército da Turquia enviou tanques para as imediações da cidade de Marea para respaldar os combatentes de grupos opositores sírios. A milícia acusa os turcos de atacar a FSD para proteger o Estado Islâmico.

O Observatório Sírio confirmou que os tanques turcos chegaram hoje à região de Tel Maled, perto de Marea. Já o Comando Geral das Forças Armadas Sírios reiterou hoje em comunicado divulgado pela agência oficial de notícias "Sana" sua rejeição à presença de tropas do país vizinho em seu território.

Na nota, a Síria afirma que os soldados turcos são uma "força ocupante" e alerta que eles serão "confrontados de todas as maneiras possíveis". Além disso, responsabiliza o governo de Ancara pelas "perigosas consequências" que podem ser provocadas pelos seus "atos sobre a segurança e a estabilidade na região".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade